Brasil

Polícia localiza suspeito de ameaçar de morte primeira vereadora negra de Joinville

Alvo de um mandado de busca e apreensão neste domingo, o jovem de 22 anos foi interrogado e segue solto.

Polícia localiza suspeito de ameaçar de morte primeira vereadora negra de Joinville

Ana Lúcia Martins (PT) foi vítima de ameaça e injúria racial após o resultado das eleições municipais 2020. — Foto:Polícia Civil/ Difvulgação

A Polícia Civil identificou um homem suspeito de ter ameaçado de morte a vereadora eleita de Joinville, no Norte de Santa Catarina, Ana Lúcia Martins (PT) na última semana. Nesta manhã de domingo (22), agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. Ele foi interrogado e segue solto.

Segundo Cláudia Gonçalves, titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), o suspeito possui esquizofrenia, mora com a mãe e pode ter sido instigado a fazer os comentários. A polícia investiga se houve participação de outras pessoas.

“A gente percebeu que não é uma coisa só daqui de Joinville, talvez tenha uma conexão intermunicipal”, disse Cláudia. “Ele cria muita coisa. Ele, especificamente, não parece que é líder de nada, então, pode ser que ele seja uma peça desse quebra-cabeça”, contou a delegada.

Ana Lúcia, primeira vereadora negra eleita na cidade, foi atacada em uma rede social após o resultado das eleições municipais 2020. Em uma publicação pelas redes sociais, um perfil agora atribuído ao suspeito sugeriu matá-la para que o suplente branco pudesse entrar no legislativo municipal. A postagem já foi apagada.

O cumprimento do mandado ocorreu no bairro Paranaguamirim, na região sul do município. Na casa, a polícia confirmou o diagnóstico psiquiátrico do suspeito. Foram localizado laudos, exames e remédios.

A família também foi questionada sobre o perfil do rapaz e as postagens nas redes sociais, mas afirmou que não sabia do crime. A responsável pelo suspeito contou aos policiais também que ele estava bastante agitado nos últimos dias e, na quarta-feira (18), engoliu o chip do celular.

Nos próximos dias, pessoas próximas ao rapaz serão ouvidas. O médico que já cuidou suspeito também poderá ser inquerido para depoimento.

Equipamentos eletrônicos, como computador, HD e celular, foram apreendidos na residência e passarão por uma perícia. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) acompanha o caso. No inquérito contra a vereadora, além de injúria racial e ameaça, o crime de racismo foi incluído.

“A gente tem comprovação da injúria racial, da ameaça e do crime de racismo do Artigo 20. Porque o problema não era a vereadora Ana Lúcia em si. Se qualquer negro estivesse ali, naquela posição, certo, ele reagiria da mesma forma”, disse a delegada.

Ataques

Ao menos quatro mensagens contra a vereadora foram publicadas na última segunda-feira (16). Um dos comentários dizia: “os fascistas mandaram avisar que ela que se cuide”. Em outro post estava escrito: “Agora só falta a gente m4t4r el4 [sic] e entrar o suplente que é branco”.

Após a divulgação do caso, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) repudiou os ataques à Ana Lúcia. O órgão oficiou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) requerendo prioridade na investigação do crime.

Vereadora eleita

Ana nasceu no bairro Floresta, zona Sul de Joinville, atuou como servidora pública, professora e é uma das lideranças na defesa dos direitos das mulheres, da população negra, imigrantes e de comunidade periféricas na cidade, que é o maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

Ao G1 SC, a vereadora disse na quinta (19) que, quando soube da ameaça de morte publicada em uma rede social, na terça (17), durante a reunião com assessores, ela logo pensou: “Vai acontecer comigo o que aconteceu com a Marielle. E eu me perguntava, gente, mas eu nem assumi o mandato”.

Post direcionados à vereadora, por um perfil ainda não identificado pela polícia — Foto: Reprodução/ Rede social

Ao mesmo tempo, a vereadora eleita classificada em sétimo lugar nas eleições municipais afirma que o episódio dá força para seguir com os planos de candidatura de paz no Legislativo. Ela assume para a gestão 2021 – 2024.

“Desde a minha adolescência eu participo de movimentos sociais, participo do movimento negro, da organização de mulheres negras e todos esses movimentos fortaleceram essa candidatura e todos esses movimentos e muitos outros estão sendo solidários. Ninguém vai nos impedir de ocupar este lugar”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Advogada de mulher que levou cadáver a banco diz que idoso chegou vivo no local: ‘Começou a passar mal’

2

Brasil

Deputado professor Francisco lamenta aprovação da PEC das drogas: “um equívoco sem precedentes”

3

Brasil

VÍDEO: Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede para ele assinar

4

Brasil

Professores da UFPB paralisam atividades hoje por recomposição salarial e realizam ato em João Pessoa

5

Brasil

Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga