Tiroteio

Polícia Militar mata oito suspeitos de integrar quadrilha de novo cangaço

Segundo a PM, os suspeitos estavam em uma chácara desde segunda (6) e planejavam cometer os crimes na cidade de Nova Crixás.

Polícia Militar mata oito suspeitos de integrar quadrilha de novo cangaço

De acordo com o coronel Marcelo Granja, o grupo não é do estado de Goiás e reagiu com tiros à chegada da polícia. — Foto:Reprodução

GOIÂNIA, GO (UOL/FOLHAPRESS) – Oito suspeitos de planejarem assaltar caixas eletrônicos de bancos foram mortos em uma ação da PM (Polícia Militar) na cidade de Araçu (GO), a cerca de 65 km de Goiânia, na madrugada desta quarta-feira (8).

Segundo a PM, os suspeitos estavam em uma chácara desde segunda (6) e planejavam cometer os crimes na cidade de Nova Crixás. Os homens não tiveram as identidades reveladas e têm idades entre 17 a 40 anos.

De acordo com o coronel Marcelo Granja, o grupo não é do estado de Goiás e reagiu com tiros à chegada da polícia.

“Recebemos informações que esse grupo planejava assaltos em Goiás e montamos uma operação. No local, fomos recebidos a tiros pelos suspeitos e revidamos a agressão”, afirmou o coronel.

Os oito suspeitos foram levados para o Pronto Socorro de Araçu e morreram no local, ainda de acordo com a PM. Até o fim da manhã desta quarta, os corpos continuavam na unidade. Nenhum policial ficou ferido.

O coronel afirmou que as investigações iniciais apontam que os suspeitos faziam parte de uma quadrilha do novo cangaço, que comete assaltos a bancos.

Segundo ele, o armamento encontrado com o grupo, explosivos e mensagens nos celulares dos suspeitos são provas de que eles cometeriam crimes em Goiás nos próximos dias.

“Pelas conversas a que tivemos acesso, mais criminosos viriam para auxiliar nos assaltos”, disse Granja.

Segundo a PM, dez armas de fogo foram apreendidas, sendo três espingardas, cinco pistolas e dois revólveres, além de rádios comunicadores e explosivos, que foram detonados na própria chácara.

“A chácara é alugada geralmente para eventos. O casal que cuida do local disse que não suspeitou do grupo”, afirmou o coronel da PM.

Segundo ele, os suspeitos de integrarem a organização criminosa tinham passagens na polícia por roubo de carga e assalto a bancos.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) foi procurada pela reportagem por telefone e email, mas ainda não enviou um posicionamento sobre o ocorrido.

MORTOS EM VARGINHA

Em outubro, uma operação conjunta entre as polícias Militar e Rodoviária Federal terminou com a morte de 26 suspeitos de estarem planejando assaltos a banco na cidade de Varginha (MG).

A operação foi a mais letal contra casos apontados como “novo cangaço” no país, segundo levantamento do UOL com base em informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e de entidades ligadas ao setor.

Na operação em Varginha, nenhum policial se feriu. Segundo as investigações da polícia, o grupo planejava um roubo de R$ 65 milhões em um centro de distribuição de valores do Banco do Brasil. Para isso, usaria a tática também conhecida como “domínio de cidades”, que costuma ocorrer em municípios do interior, onde os criminosos com fuzis e explosivos dominam as forças de segurança, roubam as instituições financeiras e fazem moradores reféns, em uma ação marcada pela escalada da violência nos últimos meses.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis