Projetos

Prefeitura de Campina Grande apresenta projetos de revitalização do Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz à direção da Unifacisa

A apresentação foi um pedido do prefeito Bruno Cunha Lima, já que a Unifacisa é uma das parceiras do Município em vários projetos.

Prefeitura de Campina Grande apresenta projetos de revitalização do Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz à direção da Unifacisa

A apresentação foi um pedido do prefeito Bruno Cunha Lima, já que a Unifacisa é uma das parceiras do Município em vários projetos. — Foto:Reprodução

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Félix Araújo Neto, acompanhado do secretário executivo da pasta, Túlio Duda, apresentaram nesta quarta-feira, 13, ao chanceler e à reitora da Unifacisa, Dalton Gadelha e Gisele Gadelha, respectivamente, os projetos arquitetônicos de revitalização do Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), uma das principais áreas de lazer da cidade.

A apresentação foi um pedido do prefeito Bruno Cunha Lima, já que a Unifacisa é uma das parceiras do Município em vários projetos. Há também a possibilidade de ser firmada uma nova, dessa vez com o curso de Engenharia Civil da instituição para atuação no projeto do antigo Capitólio. Os projetos, com mais detalhes e na sua íntegra, serão apresentados em breve pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

A reunião aconteceu na reitoria da Unifacisa, ocasião em que o chanceler e a reitora da Unifacisa agradeceram à apresentação. O secretário executivo da Seplan, Túlio Duda, detalhou o projeto aos presentes. Ele ressaltou, que o uso do espaço será destinado à educação, cultura e arte, devolvendo o Cinema Capitólio à população de Campina Grande.

O projeto do Capitólio foi criado pelos técnicos da Seplan, juntamente com equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), levando em consideração as normas de preservação da fachada e do próprio letreiro do antigo cinema. “O projeto também preserva o letreiro do Capitólio. Este é o primeiro apresentado que traz a configuração de preservação da fachada e letreiro”, revelou Túlio.

O secretário Felix Neto, titular da Seplan, lembrou da articulação realizada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima com o Iphaep e as constantes reuniões da Seplan com esse Instituto, realizadas desde o ano passado, para que o projeto fosse desenhado obedecendo todas as diretrizes. Ele ressaltou, que o projeto foi construído a quatro mãos e que preserva a identidade do que é o Cine Capitólio, porém trazendo características da contemporaneidade de Campina Grande.

“Por fora teremos a fachada preservada, juntamente com o letreiro. Mas, por dentro, será um espaço de muito bom gosto, amplo e com vários usos. Será um novo Capitólio e um novo tempo para Campina Grande. A ideia é revitalizar também a Praça Clementino Procópio e seu entorno. Vamos atuar com todos os esforços, por determinação do prefeito Bruno, juntamente com nossos parceiros, para devolvermos Campina Grande aos campinenses”, declarou Félix.

O chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, ficou encantado com os projetos de revitalização do antigo cinema Capitólio e do Açude Novo. Gadelha destacou a parceria que a instituição tem com o serviço público municipal, em todas as áreas.

“Só tenho a enaltecer e elogiar os projetos e a iniciativa do prefeito Bruno Cunha Lima e da sua equipe, que é extraordinária. Gostei muito dos projetos e, a partir de agora, se abre um leque de oportunidades para a cultura e a educação em Campina Grande. Ficamos muito felizes com a iniciativa da Prefeitura em nos apresentar o projeto, que terá parceria com a Unifacisa, também. A revitalização desses dois equipamentos será um marco para a história de nossa cidade”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

2

Brasil

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

3

Brasil

Anvisa tem maioria para manter proibida venda de cigarro eletrônico no Brasil

4

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres

5

Brasil

Mulher que levou cadáver a banco se livra de ação e ganha pensão