Vaquejada

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada vai a Brasília apoiar vaqueiros

“Não aceitamos e nem concordamos em discriminar o Nordeste. É desempregar no Nordeste 720 mil pessoas, direta e indiretamente”, disse João Gonçalves, em defesa da vaquejada

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada vai a Brasília apoiar vaqueiros

“Nós queremos ter essa parceria da discussão mais profunda, inclusive com as entidades que defendem os animais, debater sobre o conhecimento do que é a vaquejada legal, do que é a geração de emprego”, justificou o parlamentar. — Foto:Walla Santos

O deputado João Gonçalves (PDT) disse que já entrou em contato com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e vai a Brasília na próxima terça-feira (25), acompanhando os vaqueiros que irão à Capital federal. Eles estão buscando apoio dos parlamentares em defesa da vaquejada, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a prática ilegal no Ceará. 

“Não aceitamos e nem concordamos em discriminar o Nordeste. É desempregar no Nordeste 720 mil pessoas, direta e indiretamente, daquele que trata do cavalo, aquele que planta a forragem para alimentar os animais”, disse o deputado. 

Segundo João Gonçalves, se houvesse ministros nordestinos no Supremo, o resultado do julgamento teria sido diferente. Ele citou os rodeios que acontecem em Barretos e ainda apontou que pesca esportiva não é considerada maus tratos.

“Como é que um pesque e pague, fura o peixe e não são maus tratos? E um boi que cai numa faixa de 40 centímetros de areia, que é bem tratado e alimentado, são maus tratos? E os animais que são abatidos de forma cruel?”, argumentou João Gonçalves.

Para o deputado, há muito desconhecimento sobre o assunto. Ele defende a vaquejada legal. “Não aquela vaquejada que fazem no meio da rua, que maltrata, evidentemente. Aquela que é tratada cientificamente, com investimentos, com emprego, essa deve ser preservada”, disse. 

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Paraíba, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada, propositura do deputado João Gonçalves.

João Gonçalves, que vai presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada, disse que vai iniciar os contatos com as demais Assembleias Legislativas e com a direção da Unale. “Nós queremos ter essa parceria da discussão mais profunda, inclusive com as entidades que defendem os animais, debater sobre o conhecimento do que é a vaquejada legal, do que é a geração de emprego”, justificou o parlamentar.

Sessões Especiais – Os parlamentares aprovaram requerimentos para a realização de quatro sessões especiais sobre: Outubro Rosa e os 50 anos da Renovação Carismática Católica, propositura de Raoni Mendes; a trajetória política do prefeito de Boa Vista, Edvan Pereira Leite, proposta de Tovar Correia Lima; e a sessão especial para discutir a regulamentação legislativa da prática de vaquejada na Paraíba, esta proposta por Renato Gadelha.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Ayrton Senna: confira homenagens nos 30 anos da morte do piloto

2

Brasil

Lula pede votos para Boulos em 1º de Maio e irrita pré-candidatos, que vão à Justiça Eleitoral

3

Brasil

Temporais causam 10 mortes no Rio Grande do Sul; mais de 20 pessoas estão desaparecidas

4

Brasil

Mulher que levou ‘tio’ morto a banco é investigada por homicídio

5

Brasil

Vacina contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses