Nas ruas

Primeiros policiais voltam ao patrulhamento no Espírito Santo

Após ultimato, PMs começam a realizar patrulhamento a pé; Jungmann garantiu permanência de tropas da Força Nacional e das Forças Armadas

Primeiros policiais voltam ao patrulhamento no Espírito Santo

Policiais militares de férias e de folga voltam às ruas em Vitória — Foto:Divulgação

Policiais militares começaram a retomar o patrulhamento nas ruas do Espírito Santo no fim da tarde deste sábado (11), após um ultimato do Comando Geral da Polícia do Espírito Santo. Eles receberam a informação de que deveriam realizar o policiamento a pé e seguir direto de suas residências, já que na frente dos batalhões ainda ocorrem protestos de familiares, bloqueando a entrada e saída de viaturas.

Na noite dessa sexta-feira, o governo do estado convocou uma coletiva para anunciar que tinha fechado um acordo para o retorno dos PMs ao trabalho às 7h deste sábado. As mulheres que organizam os protestos não foram convocadas para a reunião e por isso, alegaram que a mobilização na porta dos batalhões continuaria.

A paralisação da Polícia Militar no estado já dura oito dias. Durante esta semana, uma onda de violência tomou conta do Espírito Santo e 138 mortes foram registradas até o momento.

Tropas permanecerão no estado

Para ajudar na segurança, o governo federal negociou no início da semana o envio de agentes da Força Nacional e das Forças Armadas.  

O ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), afirmou neste sábado (11), que as tropas permanecerão no Espírito Santo “o tempo que for necessário”. Ele disse que o número total de soldados e agentes no estado já somam 3.130 homens, número suficiente para garantir o policiamento nas ruas.

“Hoje podemos dizer que temos um policiamento maior do que em dias normais”, afirmou o ministro. O patrulhamento é feito com o auxílio de 180 veículos, sete blindados e três helicópteros.

Ainda de acordo com Jungmann, por decisão da associação comercial o comércio de Vitória deverá reabrir normalmente no Centro da cidade a partir de segunda-feira (13). O policiamento será reforçado próximo a escolas e unidades de saúde. O transporte coletivo já está funcionando, mas com frota reduzida.

Solução Pacífica

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que o procurador Rodrigo Janot esteve em Vitória neste sábado para reunião com membros do Ministério Público Federal, Ministério Público do Espírito Santo e representantes dos governos federal e estadual para discutir soluções da greve. 

Em nota, a PGR afirmou que estuda a possibilidade de federalização de crimes como motim. Janot defendeu que as instituições estão se mobilizando para restaurar a ordem e falou que acredita em uma solução pacífica para o momento que o estado enfrenta, “acredito que podemos ter uma solução pacífica para o caso e que instituições demonstraram hoje que são capazes de dar essa resposta à sociedade”.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana