Câmara

Projeto prevê multa e pontos na CNH de motoristas que não comunicarem atropelamento de animais

Projeto também prevê a obrigatoriedade do condutor em arcar com todos os custos relativos ao tratamento veterinário do animal, até o bichinho ficar 100% recuperado.

Projeto prevê multa e pontos na CNH de motoristas que não comunicarem atropelamento de animais

Imagem ilustrativa — Foto:Reprodução

O motorista que atropelar um animal e seguir viagem sem fazer nenhuma comunicação para a polícia, ou ainda à concessionária da via onde ocorrer o acidente, estará cometendo infração gravíssima, caso um projeto que tramita na Câmara dos Deputados seja aprovado e vire lei.

Segundo o texto, se o motorista não avisar às autoridades que atropelou um animal, poderá pagar multa de R$ 293,47 e perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O projeto também prevê a obrigatoriedade do condutor em arcar com todos os custos relativos ao tratamento veterinário do animal, até o bichinho ficar 100% recuperado, caso seja constatado o dolo no atropelamento.

Se a rodovia estiver sob concessão, a concessionária será obrigada a prestar socorro aos animais e deve incluir campanhas de prevenção ao atropelamento dos bichinhos. Para isso, porém, o projeto também prevê eventuais reajustes na tarifa do pedágio, para “manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão”.

O projeto foi aprovado na comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e será analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir ao plenário da Casa para votação. Depois, seguirá para a tramitação no Senado.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

UFPB envia, com o apoio dos Correios, aproximadamente 10 toneladas de donativos doados para o Rio Grande do Sul

2

Brasil

PL de Hugo Motta autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

3

Brasil

Maya Massafera mostra novo visual após transição de gênero

4

Brasil

Governo anuncia R$ 50,9 bilhões em medidas para o Rio Grande do Sul

5

Brasil

“Isso é o futuro do direito brasileiro”, afirma advogado sobre débito automático em FGTS de devedores