Brasil

Reabertura do Rio: Crivella libera calçadão, igrejas e atividades esportivas individuais no mar a partir de terça-feira

O plano dividido em seis fases só deve ser concluído em agosto, caso não haja um aumento de casos que a capacidade de leitos da cidade não absorva. Para isso, o monitoramento sera diário.

Reabertura do Rio: Crivella libera calçadão, igrejas e atividades esportivas individuais no mar a partir de terça-feira

RIO — O prefeito Marcelo Crivella anunciou nesta segunda-feira que o plano de reabertura da economia e a redução das medidas de isolamento social vão começar a partir já de terça-feira, dia 2. Entre elas, caminhadas no calçadão e atividades esportivas individuais no mar, como natação ou surfe, abertura de templos religiosos e funcionamento de lojas de móveis e automóveis. 

Porém, ainda será proibido aluguel de barracas de praia, por exemplo. Sobre as atividades na água, a prefeitura ressalta que a liberação não refere-se ao banho de mar como forma de recreação, mas como prática esportiva.

O plano dividido em seis fases só deve ser concluído em agosto, caso não haja um aumento de casos que a capacidade de leitos da cidade não absorva. Para isso, o monitoramento sera diário.

Dentro do cronograma, as aulas só serão retomadas em julho. No primeiro momento, serão liberadas as turmas do quinto ao nono ano, com restrições de turmas. E haverá rodízio de alunos mesmo depois da última fase.

Serviços e atividades permitidas a partir do dia 2:

  • Caminhadas no calçadão e atividades na água, como surfe. As atividades na areia, como escolinhas, continuarão proibidas;
  • Atividades em templos religiosos desde que respeitadas normas para evitar aglomerações;
  • Lojas de movéis e automóveis, mas feirões continuam proibidos.
  • Fila para vagas em UTI é um critério

Crivella acrescentou que um dos fatores para decidir pela reabertura é o fato de não haver nesse momento filas em UTIs da rede pública municipal. Os pacientes que ainda precisam ser internados estão aguardando a vaga por motivos secundários como a espera de ambulância para a transferência. Na capital, a espera por uma vaga de terapia intensiva já chegou a mais de mil leitos.

Segundo o prefeito, as medidas foram discutidas em comum acordo com o governo estadual. O secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry, participou da reunião com a comunidade científica que decidiu pela reabertura.

A reabertura das igrejas e templos religiosos está proibida por decisão judicial. No entanto, o prefeito disse que pretende discutir com a Justiça os detalhes da nova regulamentação.

– Prolongar o isolamento pode trazer benefícios para evitar a Covid-19. Mas nós registramos aumento de casos de mortes de outras comorbidades como cardiopatias, câncer, porque os pacientes suspenderam o tratamento e não têm ido às unidades de saúde – argumentou Crivella.

O superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flavio Graça, explicou parte do plano. O processo de retomada será monitorado levando-se em conta a taxa de ocupação de leitos por 100 mil habitantes e a evolução semanal de óbitos. Se não houver mudanças drásticas nas curvas, as fases serão implementadas a cada 15 dias.

Na primeira fase, apenas o comércio essencial continuará liberado. Na segunda, os shoppings poderão reabrir, mas com redução de um terço da capacidade dos estacionamentos. E uma pessoa por quatro metros quadrados.

Também na fase 1, os parques públicos estão liberados para atividades físicas. O aluguel de barracas de praia na areia só vai ocorrer na fase 5.

Na terceira fase, abrem as lojas de rua com impacto maior no transporte público. O decreto que restringe a circulação em 13 centros de bairro, que vence nesta segunda-feira, será prorrogado enquanto o comércio de rua nao for liberado.

Alerta:Especialista diz que volta às aulas após o fim do isolamento ‘vai ser um grande problema’

Os salões de beleza só abrem na fase 3, com horário marcado. Os servicos de depilação, maquiagem, tatuagem e sauna permanecem fechados nessa fase.

Os pontos turísticos só reabrirão na quarta fase, com capacidade limitada a um terco. Na fase 5, aumenta para dois terços; e na fase 6, abre com lotação normal.

Com relação às atividades culturais, será permitido drive inn nas fases iniciais, com duas pessoas e da mesma famlia. As vendas de ingresso só poderão ser on-line ou por autoatendimento. Atividades culturais como cinema e teatro em espaços fechados só voltam na fase 4, limitadas a um terço da capacidade.

Nas fases seguintes, a cidade voltará à quase total normalidade, mas ainda com o uso de máscaras.

O prefeito, por sua vez, explicou que vários fatores influenciaram na decisão sobre o cronograma de abertura. Entre os quais a capacidade dos setores gerarem receitas e empregos. E se produzem mais ou menos aglomerações.

O plano começa com as duas primeiras fases consideradas atividades econômicas de baixo risco, a primeira de três classificações. As outras são médio risco (fases 3 e 4) e alto risco (fases 5 e 6).

Algumas atividades têm as chamadas regras de ouro que todos os setores da economia terão de cumprir. Quem cumprir as regras poderá preencher uma autodeclaração no site da prefeitura.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

2

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

3

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

4

Brasil

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

5

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia