Neste domingo

Rio-Santos é liberada após interdição parcial devido a queda de barreira

A via teve um trecho interditado após a queda de uma barreira entre Conceição de Jacareí e o condomínio Portogalo

Rio-Santos é liberada após interdição parcial devido a queda de barreira

BR-101 na manhã deste domingo (12) após forte chuva, na altura de Mangaratiba — Foto:Divulgação / PRF

A  Polícia Rodoviária Federal liberou o trecho da  BR-101 (Rio-Santos), na altura de Mangaratiba, região da Costa Verde do estado, que ficou parcialmente interditado até por volta das 16h deste domingo (13). A via teve um trecho interditado após a queda de uma barreira entre Conceição de Jacareí e o condomínio Portogalo, na altura do quilômetro 447. No local, um casa também desabou.

O fechamento da Rio-Santos ocorreu durante a manhã. Segundo os agentes da PRF, os motoristas devem dirigir com cuidado por conta da existência de bolsões de água na pista.

A Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas para o incidente, mas não havia informações de feridos. Os motoristas trafegavam pelo acostamento para seguir no sentido Rio.

Também em Mangaratiba, mas na noite de sábado (12), houve desabamento de uma casa na Praia do Apara. De acordo com a Defesa Civil do município, não houve feridos e a casa foi interditada. O temporal também causou alagamentos e um deslizamento de encosta no bairro Guity com queda de árvore.

Capital do Rio
Na capital do estado, a madrugada de domingo (13) também registrou chuva forte e moderada em diversos bairro da cidade. Em Anchieta, na Zona Norte, houve registro de chuva muito forte (14,4 mm), de acordo com o Alerta Rio. Já na Ilha do Governador, o Alerta Rio registrou chuva forte (7,4mm) por volta das 8h30 deste domingo. Às 11h, chovia forte na Avenida Brasil / Mendanha (7,0mm) e em Santa Cruz (6,8mm), na Zona Oeste.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, por causa do acúmulo de água, duas faixas da pista central da Avenida Brasil foram interditadas, sentido Centro, na altura da Linha Vermelha.
Chuva vai continuar
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva vai continuar em todo no estado e no município até quarta-feira (16). Pode chover forte em algumas áreas e as temperaturas vão continuar baixas. No muncípio do Rio a temperatura máxima não vai passar de 23°C.

Aeroportos
Por volta das 15h45, o aeroporto Santos Dumont operava com restrições meteorológicas. Segundo o site da Infraero, sete voos foram cancelados neste domingo (13). Já no Aeroporto Tom Jobem, o Galeão, os voos eram orientados por instrumentos, mas não houve viagens canceladas.

Defesa Civil aciona sirenas na Região Serrana
O temporal que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na noite deste sábado (12) e madrugada de domingo (13) causou alamentos em alguns pontos da cidade, como na Coronel Veiga.

Até a manhã deste domingo, de acordo com a Defesa Civil, não houve vítimas, feridos ou imóveis interditados. Os maiores índices pluviométricos foram registrados na zonal sul da cidade. As sirenes dos bairros 24 de Maio, Alto da Serra, Vila Felipe, Sargento Boening, Siméria, São Sebastião, Dr. Thouzet e Independência, foram acionadas.

A orientação era para que moradores de áreas de risco procurassem locais seguros, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco. Para oferecer uma segunda opção a quem precisou procurar um local seguro, a Secretaria de Educação abriu na madrugada escolas que funcionam como pontos de apoio nessas comunidades. Se for preciso, as escolas voltarão a ser abertas.

A previsão, conforme meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é de chuvas intermitentes pelos próximos três dias em Petrópolis, podendo chegar à intensidade moderada a forte.

Rios em alerta
De acordo com boletim deste domingo publicado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), todos os rios de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo estão em estado de atenção. Na região de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, os rios estão sob vigilância, de acordo com o Inea.

Teresópolis
Em Teresópolis, a Defesa Civil opera em alerta máximo. A Serra de Teresópolis, que liga a cidade ao distrito de Itaipava, ficou fechada entre 23h30 e 02h40, devido a queda de barreiras. Sessenta pessoas tiveram de ser retiradas de suas residências por conta das chuvas. Uma barreira derrubou paredes de quatro imóveis.  O rio Paquequer transbordou na Várzea (região central) e nos bairros de São Pedro, Ermitage e Bom Retiro.

Em Friburgo, também  na região serrana, o distrito de Mury foi o mais atingido. Houve alagamentos e os bombeiros usaram um barco para retirar frequentadores de um casa noturna. O rio Santo Antônio transbordou. A RJ-116 foi parcialmente interditada por conta de alagamentos e quedas de barreiras durante a madrugada. A circulação foi liberada pela manhã.

Aviso de ressaca
De acordo com a Marinha do Brasil, ondas de até 2,5 metros podem atingir o litoral do Rio de Janeiro das 10h deste domingo (13) até as 10h desta segunda-feira (14).
Nos próximos dias o tempo fica instável na cidade. Áreas de instabilidade mantém a condição de tempo instável e a previsão é de chuva moderada a partir da tarde de domingo (13) e ao longo da segunda-feira (14). A temperatura máxima prevista é de 25°C, e a mínima de 18°C.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana