
A edição de 2025 da Festa da Penha com a tradicional Romaria da Penha levou quase meio milhão de fiéis às ruas de João Pessoa, em um espetáculo de fé e devoção a Nossa Senhora da Penha, na noite no último sábado (29), em um percurso de 14 km, partindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguaribe.
Após a concentração às 22h, a caminhada percorreu 14 quilômetros a partir da Avenida João Machado, seguindo pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, até o Santuário de Nossa Senhora da Penha.
Uma operação com 120 agentes de trânsito, orientou pedestres e condutores sobre bloqueios e desvios ao longo do percurso.
Tradição
A caminhada em devoção a Nossa Senhora da Penha começou em 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez um apelo à mãe de Jesus. Ele, junto com a tripulação de sua embarcação, enfrentava uma grande tormenta no litoral paraibano, pediu para aportar com segurança. A graça foi alcançada e, em retribuição, ele ergueu uma capela onde desembarcou, a então Praia de Aratú, que depois viria a ser chamada de Praia da Penha.
A Romaria da Penha acontece anualmente no quinto final de semana antes do Natal, que para os católicos é a data em que se encerra o ano litúrgico. Os fiéis saem da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, e fazem um trajeto de 14 quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde é celebrada uma missa.
Reforma
O Largo do Santuário de Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, destino final da Romaria, passará por obras de modernização do espaço com requalificação completa. A previsão inicial é que as obras sejam concluídas até maio de 2026, ampliando a capacidade de acolhimento e melhorando a mobilidade durante o evento.

