Brasil

São Paulo vacina contra Covid primeira criança do grupo prioritário no país

Menino indígena de 8 anos que faz tratamento do HC foi o primeiro a receber dose pediátrica no Brasil.

São Paulo vacina contra Covid primeira criança do grupo prioritário no país

Primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil. — Foto:Reprodução/TV Globo

O governo de São Paulo vacinou contra a Covid-19 a primeira criança do grupo prioritário no início da tarde desta sexta-feira (14).

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, que veio para São Paulo fazer um tratamento no Hospital das Clínicas, foi o primeiro a receber o imunizante no Brasil.

Davi mora atualmente na cidade de Piracicaba, no interior do estado, com uma tutora.

Nesta primeira etapa da campanha, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. Somente este público soma 850 mil doses.

O pai de Davi, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe participou da cerimônia de forma virtual, direto da tribo no Mato Grosso.

“Nós temos que tomar a vacina e não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. Com certeza a nova geração estará segura quando as aulas voltarem. Elas estarão com saúde e brincando”, disse o cacique Jurandir Seremramiwe.

Primeiras crianças

A imunização ocorreu de forma simbólica no Hospital das Clínicas, destinada a um pequeno grupo, exatamente como foi feito pela gestão de João Doria em janeiro de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a Covid no país.

Além de Davi Seremramiwe Xavante, também foram vacinadas outras crianças no evento inaugural, como Gianlucca Trevellin, de 9 anos, que tem atrofia muscular espinhal do tipo 1, além de Valentina Moreira, de 6 anos, e Caio Emanuel Oliveira, de 10 anos, que realizaram transplante de rim.

Graziely de Oliveira, de 8 anos, Leonardo Martinez, de 5 anos, Marcelo Gabriel Moreira, de 10 anos, Cauê Henrique dos Santos e Luiz Felipe Barboza, ambos de 11 anos, que possuem síndrome de Down, também receberam a vacinação durante o evento simbólico.

Nos postos de saúde da capital paulista, porém, a vacina só será aplicada a partir de segunda (17), conforme divulgado pela prefeitura. O mesmo deve ocorrer nas demais cidades do estado.

A vacinação será feita de forma escalonada, em ordem decrescente, como ocorreu com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário. Veja como vai funcionar a vacinação infantil.

Primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a gestão estadual, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia, podendo este número ser até superior de acordo com a demanda das famílias paulistas.

O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado na quarta (12). Os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

Lista de comorbidades para crianças que terão prioridade de vacinação em São Paulo. — Foto: Divulgação/Governo de SP

Chegada das doses

As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos começaram a chegar aos estados nesta sexta-feira (14). Caberá aos estados e municípios definir o cronograma de aplicação.

O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil na madrugada de quinta (13).

Carteira de vacinação

Carteirinha de vacinação contra a Covid-19 infantil no estado de São Paulo — Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Em dezembro, a gestão estadual divulgou as imagens da carteirinha de vacinação contra Covid-19 que será usada durante a campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos no estado.

Com o topo amarelo e a hashtag #Vacinajá em letras coloridas, a carteirinha é similar à que é usada no estado para a imunização de adultos e adolescentes.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

2

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

3

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

4

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis

5

Brasil

Aposta de Recife leva prêmio de R$ 118,2 milhões da Mega-Sena