Brasil

Secretário de Saúde sugere suspender quarentena na próxima semana em São Paulo

José Henrique Germann diz que, se a população mantiver o isolamento social até o dia 7 de abril e não houver um crescimento exagerado dos casos, restrições não serão renovadas

Secretário de Saúde sugere suspender quarentena na próxima semana em São Paulo

Governador Joao Doria anuncia campanha publicitária para estimular paulistas a ficarem em casa para combater o coronavírus — Foto:NELSON ALMEIDA/AFP

SÃO PAULO —  O secretário estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, disse nesta segunda-feira (30) que a quarentena contra o coronavírus no estado poderá ser suspensa na próxima semana. O decreto que determinou o isolamento social no estado vence em 7 de abril.

— Pelos casos iniciais que nós temos, eu diria que não vamos ter a necessidade de repetir o isolamento social muitas vezes mais para frente nem fazer o isolamento compulsório – afirmou Germann, durante entrevista a imprensa nesta tarde para anunciar medidas de enfrentamento ao coronavírus.

A declaração foi feita após o governador João Doria evitar qualquer antecipação de decisão.

— Esses outros cenários só serão avaliados e, eventualmente, anunciados, se houver essa necessidade — disse Doria.

O governador havia sido perguntado se a quarentena poderia ser intensificada a partir da próxima semana.

Germann explicou ao GLOBO que a não renovação da quarentena depende de duas condições: a população manter o isolamento social até o dia 7 e os casos de coronavírus não sofrerem uma alta além do ritmo registrado na última semana.

Segundo ele, o estado está preparado, mantidas as condições desta segunda-feira da pandemia na próxima semana, para absorver a demanda por atendimento na rede pública.

— Estamos conseguindo achatar a curva de crescimento de casos — afirmou.

São Paulo tem 1.451 casos confirmados e 98 mortes pelo coronavírus. Entre as vítimas fatais há dois rapazes de 26 e 33 anos. A morte deles foi confirmada no domingo à noite pelo estado.

Outro indicativo de que a quarentena deverá acabar no estado foi o anúncio de uma campanha de conscientização da população sobre a importância do isolamento social. Ela será veiculada somente até o dia 6 de abril e começa na noite desta segunda-feira.

“A economia a gente trabalha e recupera. A vida de quem a gente ama não dá para recuperar”, diz a propaganda paulista. O slogan “fique em casa” é repetido diversas vezes.

O governador João Doria disse nesta tarde para os paulistas não seguirem as recomendações do presidente Jair Bolsonaro.

— Não sigam as orientação do presidente da República do Brasil — afirmou.

Prefeitura e governo do estado ainda não se manifestaram se o fechamento de escolas e de comércios será renovado por mais algumas semanas ou flexibilizado.

Doria disse nesta tarde que o isolamento social é uma “necessidade” mas não uma “obrigatoriedade”.

— Isolamento é necessidade não obrigatoriedade. Melhor prevenir hoje do que lamentar amanhã — disse.

Ele anunciou a ampliação do funcionamento do restaurante popular do governo que vende refeições a R$ 1. Esses estabelecimentos passarão a trabalhar no jantar. O objetivo é reforçar em 1,2 milhão de refeições o atendimentos feito atualmente. A medida começa em 1º de abril e seguirá por dois meses.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

2

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

3

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

4

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

5

Brasil

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas