Carnaval

Sete escolas abrem o desfile do Grupo Especial do carnaval 2020 de São Paulo

Os portões serão abertos às 17h30 e os desfiles começam às 23h15.

Sete escolas abrem o desfile do Grupo Especial do carnaval 2020 de São Paulo

Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do carnaval 2020 de São Paulo nesta sexta-feira (21). — Foto:Reprodução

Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do carnaval 2020 de São Paulo nesta sexta-feira (21). A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo G1. Os portões serão abertos às 17h30 e os desfiles começam às 23h15.

Entre os enredos há letras sobre negritude, como os da Barroca Zona Sul e da Tom Maior, e também desfiles que homenageiam locais, como Atibaia, tema do desfile da Acadêmicos do Tatuapé, e o Líbano, destaque do desfile da Império de Casa Verde. 

Veja a ordem dos desfiles:

23h15 – Barroca Zona Sul

Neste ano, a Barroca Zona Sul volta ao grupo especial após 15 anos e abre os desfiles de sexta com um samba-enredo que reconta a história da quilombola Tereza de Benguela, primeira mulher a liderar o quilombo do Quariterêre, resistindo à escravidão imposta aos negros do Mato Grosso, no século XVIII.

00h20 – Tom Maior

Com o enredo “É coisa de preto”, a Tom Maior presta homenagem ao negro usando uma frase que é comumente usada de forma racista. A letra fala do legado de negritude, resistência e luta por igualdade.

01h25 – Dragões da Real

A Dragões da Real, vice-campeã do carnaval 2019, traz neste ano o enredo “A Revolução do Riso: A arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria”. A escola promete provocar um ataque de riso na plateia com o carro abre-alas durante o desfile.

02h30 – Mancha Verde

Homenagem a Jesus é o mote do desfile da Mancha Verde, escola que foi campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez em 2019. Com o samba “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem!”, de forte apelo popular, a escola defende o título.

03h35 – Acadêmicos do Tatuapé

O samba da escola Acadêmicos do Tatuapé é sobre a cidade de Atibaia. O enredo “O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… Canto Atibaia do meu coração” deve elencar características marcantes da cidade, como a produção de frutas e as festividades locais.

04h40 – Império de Casa Verde

Uma das principais escolas da Zona Norte, a Império de Casa Verde traz para a avenida uma homenagem ao Líbano com o enredo “Marhaba Lubnãn”.

05h45 – X-9 Paulistana

A escola X-9 Paulistana promete uma viagem cultural pelo Brasil, contando um pouco da batucada de todas as regiões e religiões do país. O enredo “Os batuques do Brasil’ fecha o primeiro dia de desfiles à luz do dia e promete brilhar com materiais tecnológicos.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados nesta quinta-feira

2

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

3

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

4

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

5

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso