Investigação

STF decide que polícia pode fechar acordos de delação

Supremo julgou ação em que a PGR alega que a possibilidade de a PF realizar acordos enfraquece a atribuição do MPF de denunciar criminosos

STF decide que polícia pode fechar acordos de delação

O resultado impõe uma derrota ao Ministério Público, que trava uma disputa nos bastidores com a Polícia Federal

Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira 20 que delegados de polícia podem fechar acordos de delação premiada. Por maioria, os ministros também firmaram o entendimento de que não é obrigatório o aval do Ministério Público ao acordo fechado pela polícia.

A Corte retomou o julgamento de uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que contestava a possibilidade de delegados de polícia firmarem acordos de colaboração premiada. O resultado impõe uma derrota ao Ministério Público, que trava uma disputa nos bastidores com a Polícia Federal sobre o controle de investigações em curso no país.

No fim do ano passado, votaram a favor da delação premiada firmada pela Polícia Federal (PF) os ministros Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli. Edson Fachin votou contra. “Creio, guardadas as devidas proporções, a orientação majoritária que tem neste momento, em alguma medida, no meu modo de ver, dilui o instituto da colaboração e esgarça os poderes do Ministério Público”, avaliou Fachin ao final do julgamento.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados nesta quinta-feira

2

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

3

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

4

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

5

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso