Brasil

STJ mantém condenação de André do Rap por tráfico internacional de drogas

Sexta Turma rejeitou recurso que pedia rediscussão de decisão do TRF-3 na operação Overseas. André do Rap foi condenado a mais de 15 anos de prisão, mas ainda recorre.

STJ mantém condenação de André do Rap por tráfico internacional de drogas

Ao STJ, os advogados argumentaram que não era necessário o reexame de provas para apreciar o mérito, ou seja, a punição contra André do Rap. — Foto:Reprodução

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve nesta terça-feira (13) a condenação de alvos da operação Oversea – entre eles, André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap.

Os ministros rejeitaram um recurso que, na prática, poderia fazer com que o STJ analisasse questionamentos sobre uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Ao julgar o caso, o TRF-3 manteve a condenação de primeira instância, mas alterou a pena de André do Rap.

O TRF-3 condenou André do Rap à pena de 15 anos, seis meses e 20 dias pelo crime de tráfico internacional de drogas. Em conjunto com outros réus, o traficante foi investigado e denunciado no âmbito da Operação Oversea, deflagrada pela Polícia Federal em 2014.

A Sexta Turma do STJ não chegou a discutir o caso. O projeto foi rejeitado em julgamento da chamada lista – ações que são analisadas em bloco, e nas quais não há divergência significativa entre os ministros.

O recurso

Ao STJ, os advogados argumentaram que não era necessário o reexame de provas para apreciar o mérito, ou seja, a punição contra André do Rap.

Os ministros consideraram que a defesa não questionou o total de argumentos do TRF-3 para rejeitar seguimento ao recurso, o que contraria entendimento da Corte. Segundo a Turma, a defesa deixou de mostrara presença de elementos suficientes para permitir que o recurso fosse analisado.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a organização criminosa se especializou no envio de drogas para o exterior – principalmente para a Europa – a partir do Porto de Santos (SP), com a utilização de contêineres.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

2

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

3

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

4

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

5

Brasil

VÍDEO: mulher ri para câmera após matar idosos e ferir padre a tiro em confraternização; assista