INSS online

Trabalhadores podem se aposentar sem sair de casa

Segurados vão pedir a aposentadoria por idade e salário maternidade pela internet ou pelo 135

Trabalhadores podem se aposentar sem sair de casa

O pedido estará liberado para ser feito pelo portal Meu INSS (www.inss.gov.br).

Os trabalhadores que atingirem requisitos para se aposentar por idade – 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens) -, vão poder dar entrada no benefício sem sair de casa a partir da próxima segunda-feira. O pedido estará liberado para ser feito pelo portal Meu INSS (www.inss.gov.br). Mas para ter acesso é preciso cadastrar senha e login no site. O requerimento do salário-maternidade também será feito via online da mesma data em diante.

Nos casos em que as informações necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício. “Esperamos melhorar ainda mais os serviços à toda população, será uma melhora contínua”, afirmou Fernando Sixel, gerente-executivo da Gerência Centro do INSS do Rio.

Para fazer o cadastro, é preciso digitar CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Algumas perguntas serão feitas para confirmar a identidade do usuário. Ao respondê-las corretamente será gerado código de acesso provisório para que o trabalhador acesse o site. Com esse código, o segurado deve cadastrar login e senha.

Ao acessar a página na internet, o segurado deve procurar abaixo do ícone “Serviços”, que fica do lado esquerdo da página, o Meu INSS. Ao clicar nesse item, abrirá uma nova aba onde os serviços oferecidos pela internet podem ser acessados.

O primeiro deles é a “Aposentadoria por idade”, seguido de “Salário-maternidade”. Ao entrar no serviço desejado, se o segurado já tiver atingido os requisitos necessários (60 anos para mulheres e 65 para homens), será aposentado automaticamente. A ampliação do serviço foi antecipada pelo INSS ao DIA.

Sem precisar agendar

Os benefícios também poderão ser solicitados pela Central 135. Em ambos os casos, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento. Com isso, o instituto vai eliminar a etapa de agendamento e diminuir a espera por atendimento nos postos.

“Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS”, informa o instituto.

Menos atendimento espontâneo

Com mais de sete milhões de usuários cadastrados, o Meu INSS pode ser acessado por computador ou celular. E, a partir do dia 24, vários serviços que antes eram feitos por atendimento espontâneo, ou seja, sem precisar de agendamento, serão feitos com dia e horário marcados, bastando confirmar a marcação pelo Meu INSS ou pelo 135.

Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone “Serviços” ao lado esquerdo da página. Em seguida, em “Agendamento”. Após abrirá uma aba em que vai aparecer um quadrado amarelo, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.

No item “Alterar meio de pagamento”, por exemplo, o segurado, aposentado ou pensionista pode mudar a forma de pagamento ou conta bancária.

Confira o que está disponível

Atualização de dados do IR (Declaração de saída definitiva do país, informações de dependentes, retificação de declaração)

Atualização dados cadastrais

Alterar meio de pagamento

Transferir benefício para outra agência

Desistir de aposentadoria

Cadastrar/renovar procuração

Cadastrar/renovar representante legal

Reativar benefício

Renunciar à pensão por morte

Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

Solicitar pagamento de benefício não recebido

Desbloqueio do benefício para empréstimo

Emitir certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS

Emissão da certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte do INSS.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados nesta quinta-feira

2

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

3

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

4

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

5

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso