Saúde

UPA do Valentina volta a atender apenas casos de Covid-19 e 70% dos leitos em João Pessoa estão lotados, diz secretário de Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA)​ do Valentina voltou nesta quarta-feira (2) a atender somente casos de Covid-19 com a alta de contaminação que está sendo registrada nos últimos dias.

UPA do Valentina volta a atender apenas casos de Covid-19 e 70% dos leitos em João Pessoa estão lotados, diz secretário de Saúde

Ainda segundo ele, as demais 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecem com farmácia de atenção primária, para realizar três vezes por semana, testes do tipo RT PCR (SWAB).​ — Foto:reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina voltou nesta quarta-feira (2) a atender somente casos de Covid-19 com a alta de contaminação que está sendo registrada nos últimos dias. Na semana passada, a UPA Oceania já tinha determinado o atendimento exclusivo apenas para o tratamento da doença. A informação foi dada pelo secretário da Saúde, Adalberto Fulgêncio em entrevista ao ClickPB. 

De acordo com ele, a grande João Pessoa tem 70% de leitos ocupados com Covid-19. Dos 90 leitos disponíveis, 59 leitos seguem ocupados. “Iremos abrir mais leitos para chegar a 110. Um aumento que preocupa a todos nós. Foi um salto muito rápido em menos de uma semana”, disse.

“Para restringir o movimento, precisamos avaliar qual é a curva de ocupação de leitos, a velocidade de aumento dessa curva para saber da capacidade de leitos e a demanda, para poder reorganizar a rede hospitalar que está também com as cirurgias eletivas. Para fazer a restrição de movimento nós temos que ter também adesão da sociedade”, explicou.

Ainda segundo ele, as demais 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecem com farmácia de atenção primária, para realizar três vezes por semana, testes do tipo RT PCR (SWAB).

As outras duas UPAs, Cruz das Armas e Bancários continuam com atendimento de urgência e emergência, mas também podem ficar exclusivas para receber paciente com sintomas de síndrome gripal que revelem chances para a covid-19. “Vai depender da evolução do quadro epidemiológico”, ressaltou o secretário.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso