Brasil

Veja a imagem do resultado do exame de Bolsonaro para covid-19

Presidente anunciou que teste deu positivo e que está se sentindo perfeitamente bem.

Veja a imagem do resultado do exame de Bolsonaro para covid-19

Em nota oficial, a Secretaria Especial de Comunicação Social disse que o estado de saúde do presidente é "bom".​ — Foto:Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta terça-feira (7) que o resultado do exame que fez na segunda-feira (6) para covid-19 deu resultado positivo.

Bolsonaro disse que está se sentindo bem e vai seguir os protocolos médicos.

Em nota oficial, a Secretaria Especial de Comunicação Social disse que o estado de saúde do presidente é “bom”.

“O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, disse o comunicado.

Teste Molecular para detecção do SARS=CvV-2 (RT-qPCR)

Método: RT-qPCR em plataforma automatizada ROche

Material: Swab nasofaringeo

RESULTADO: Detectado

Este resultado deve ser correlacionado com os de outros exames e com os dados clínicos e epidemiológicos do paciente.

A metodologia empregada foi validade ou verificada pelas equipes de pesquisa/desenvolvimento e biologia molecular da Sabin Medicina Diagnóstica.

O laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal considera, após avaliação técnicao, o Sabin Medicina Diagnóstica apto à realização de diagnóstico do SARS-COV2 (COVID-19)

Coleta: 06/07/2020 -20:33:33
Liberação: 07/07/2030 – 10:09:55

Entenda como funciona o teste

A sigla RT-PCR significa “reação em cadeia da polimerase acoplada a transcriptase reversa”. O RT-PCR é conhecido como teste ‘padrão ouro’  porque detecta a presença do genoma do novo coronavírus.

“Ele identifica uma sequência do material genético do vírus. Então, consegue pegar a doença bem no início, antes do aparecimento de sintomas”, explica Alessandro dos Santos Farias, professor do Instituto de Biologia e Coordenador da Frente de Diagnóstico da Força-Tarefa de enfrentamento ao novo coronavírus da Unicamp.

Guimarães acrescenta que esse tipo de teste, feito com base na biologia molecular, serve para informar se a pessoa tem uma infecção ativa pelo vírus.

Na prática, isso significa que o RNA – material genético do vírus – é transformado em DNA para depois ser detectado. “O PCR é uma técnica que permite detectar poucas moléculas de DNA, ele identifica e aumenta essa quantidade”, explica o virologista.

As amostras para o exame são retiradas do nariz ou da boca com um instrumento chamado swab, que se parece com um cotonete gigante. A análise é feita em laboratório, de acordo com a Anvisa.

“O resultado leva algumas horas para ficar pronto, mas pode chegar a dias por conta da grande procura pelo exame”, informa a agência em nota divulgada em seu site.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis