Natureza

VÍDEO: baleias jubarte chegam à costa nordestina e surpreendem população

O registrou das baleias ocorreu em frente a praia da Pipa e os animais estavam a 8 km da costa.

baleias jubartes, rio grande do norte, mãe

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/Redes sociais PROMMARN)

Cerca de 11 baleias jubartes foram registradas hoje em um vídeo. O registrou ocorreu em frente a praia da Pipa e os animais estavam a 8 km da costa. O vídeo foi publicado originalmente no Instagram.

 

A chegada das Jubarte já faz parte do calendário do turismo de alguns estados no nordeste, como na Bahia, por exemplo, entre os meses de julho e novembro, quando deixam, as águas frias do Hemisfério Norte, e se dirigem para o Litoral Brasileiro, preferencialmente no Nordeste, entre o Extremo Sul da Bahia até próximo a Sergipe passando pelo litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Perigo para as baleias

As águas do litoral brasileiro estão cada vez mais seguras para as jubarte. A  espécie está se aproximando da recuperação plena no País, após ter sido quase extinta pela caça indiscriminada ao longo de mais de 300 anos no Brasil e ao redor do mundo. A avaliação dos dados do censo aponta a existência de cerca de 25.000 jubartes nos mares brasileiros.
As jubarte atualmente encontram-se seriamente ameaçada de extinção, estando incluída em várias listas de animais ameaçados, inclusive na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de extinção, apesar do número de baleias ter aumentado na costa brasileira nestes últimos anos (Hetzel e Lodi, 1993).

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

VÍDEO: homem que destruiu carros com retroescavadeira em vaquejada bebeu antes de dirigir e só parou máquina após ser imobilizado

2

Brasil

Bolsonaro sugere conversar com chefe da Receita sobre investigação contra Flávio, mostra áudio

3

Brasil

Facção criminosa contratou pescadores para levar droga até navios em alto-mar

4

Brasil

Motoristas com problema de visão cresce quase 80% em 10 anos

5

Brasil

Homem em retroescavadeira arrasta carros e motos após vaquejada e é preso; uma pessoa ficou ferida