Brasil

Vídeo mostra mulher agredindo policial em São Paulo antes de ser pisada por ele

Para policiais militares ouvidos pela reportagem, os detalhes trazidos pelo novo vídeo não são justificam o comportamento do PM que pisou no pescoço da mulher caída.

Vídeo mostra mulher agredindo policial em São Paulo antes de ser pisada por ele

O vídeo, o qual a reportagem teve acesso, tem oito segundos de duração. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo, responsável pela investigação do caso do policial que pisou no pescoço de uma já mulher caída, em Parelheiros, zona sul da capital, teve acesso a novo vídeo sobre o episódio. Nele, aparece a vítima agredindo um dos PMs antes de ser pisada por ele.

O vídeo, o qual a reportagem teve acesso, tem oito segundos de duração.

Ele mostra, primeiro, um policial imobilizando um homem na calçada, e, na sequência, aparece o outro PM tentando render um rapaz. É nesse momento que surge a dona do bar com um cabo de madeira na mão. Ela passa a atacar o policial. São ao menos quatro golpes.

LEIA MAIS: Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 24 milhões

Para policiais militares ouvidos pela reportagem, os detalhes trazidos pelo novo vídeo não são justificam o comportamento do PM que pisou no pescoço da mulher caída.

Assim, não deve livrá-lo de uma punição rigorosa, mas traz o contexto da ocorrência na zona sul.

Ainda na avaliação desses policiais, a situação do PM poderia ser ainda pior se ele tivesse mentido sobre a ocorrência. O policial havia alegado que a mulher e outro homem agrediram a equipe com o pedaço de madeira e uma barra de ferro, e que derrubaram a mulher para se defenderem.

O caso de violência policial foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo.

A comerciante negava a agressão ao PM. Dizia que só pediu para o policial parar de atacar um amigo dela, foi quando tomou socos e um chute na perna, que acabou fraturando sua tíbia.

“Aí voltei para o bar e, em seguida, saí de novo. Aí um policial me deu três socos, depois ‘um rodo’ [rasteira]. A ponta da botina bateu na minha canela, que quebrou na hora”, disse ela, em entrevista anterior.

Os policiais envolvidos na ocorrência estão afastados das ruas desde maio deste ano, quando houve a ocorrência. Para o comando da Polícia Militar paulista, a ação do policial é “totalmente reprovável” e não faz parte dos protocolos de atuação.

“O policial estava de pé no pescoço. É uma postura totalmente reprovável. Não há nenhum procedimento que dita aquela postura do policial, aquilo não está previsto em manuais. 

Ali, houve violação de regras. A postura do policial é totalmente contrária ao que a PM deseja”, disse o porta-voz da PM, o capitão Osmário Ferreira.

O advogado Felipe Pires Morandini, que representa a comerciante, disse não tinha conhecimento do novo vídeo até a quarta (15), mas as imagens não mudam as conclusões dele.
“A comerciante tenta, da forma que pode, cessar a agressão que seu amigo estava sofrendo [estava sendo enforcado], e naquele momento, passa a ser covardemente agredida. A violência utilizada não se justifica, mesmo com esta nova imagem”, diz Morandini.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana