Alerta

Vídeo: simulação mostra que tsunami provocado por vulcão nas Ilhas Canárias poderia causar ondas de até 10 metros na Paraíba

O professor de Oceanografia Física Antonio Fernando Härter Fetter Filho, da Universidade Federal de Santa Catarina, divulgou um vídeo com simulação do tsunami gerado pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias. 

A simulação estabelece o nível das ondas em Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Assista acima.

“Simulação numérica de um tsunami gerado pelo colapso parcial do vulcão Cumbre Vieja, Ilhas Canárias. As séries temporais mostram o nível na isóbata de 50m. Compartilho aqui um dos vídeos produzidos. Essas simulações foram feitas no contexto do estágio de iniciação científica da Oc. Nandara de Bortoli, então aluna do Curso de Oceanografia da UFSC. Saliento que esse vídeo tem apenas carácter ilustrativo e não tem por objetivo prever a altura da onda junto à costa, uma vez que para tanto precisaríamos realizar outros tipos de simulações”, explicou o professor na descrição do vídeo.

De acordo com o professor, “essa simulação não tem por objetivo prever o nível junto a costa, para tanto precisaríamos realizar outras simulações. O vídeo tem carácter meramente ilustrativo”.