
Quando pensamos em um carro agressivo, que exale esportividade, com certeza não é um sedã que vêm a sua cabeça, mesmo com belos e poderosos modelos disponíveis no mercado. Mas parece que a Dodge resolveu “mexer” com esse conceito, acabando de lançar o sedã quatro-portas de produção mais potente, veloz e rápido do mundo! Quer saber o nome? Ele se chama Dodge Charger SRT Hellcat. Vamos as explicações: como se não bastasse aplicar ao cupê Challenger um motor V8 Hemi de 6,2 litros com compressor e potência de 717 cv, essa divisão da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) decidiu estendê-lo ao Charger. Com o colossal torque de 89,9 m.kgf, o Hellcat obtém números de respeito: acelera o quarto de milha (0 a 402 metros) em 11 segundos com pneus de rua, vai até 161 km/h (100 milhas por hora) e volta a zero em menos de 13 s e alcança 328 km/h de velocidade máxima.
Para que o Charger pudesse lidar com tanta potência, a Dodge aplicou uma caixa automática de oito marchas de grande capacidade, rodas de alumínio forjado de 20 pol com pneus Pirelli P Zero em medida 275/40, controle eletrônico de amortecimento com três modos de uso e os maiores discos de freio já usados em um veículo da Chrysler: os dianteiros da Brembo medem 390 mm. Como o Challenger, o carro é fornecido com duas chaves: preta, que limita o motor a 4.000 rpm e impõe outras restrições de uso, e vermelha, que libera toda a potência e as várias funções de alto desempenho.
O sistema Drive Modes oferece cinco programas de uso que alteram potência, trocas de marcha automáticas, operação dos comandos de câmbio no volante, suspensão e controle de tração: Default (padrão), Sport, Track (ainda mais esportivo que o Sport), Custom (configurável) e Eco (para economia e menores emissões). O Hellcat traz ainda capô redesenhado com saídas de ar, bancos revestidos em couro e camurça sintética, tela central de 8,4 pol no painel e volante SRT com base achatada. Por isso, cuidado ao querer brincar com algum tiozinho com um sedã quatro portas que estiver parado ao seu lado, se estiver escrito Charger na traseira e a sigla SRT na dianteira, você não vai gostar do resultado.