Carros

Fiat Weekend sai de linha após 23 anos de produção

Última perua compacta do mercado se despede após mais de 530 mil unidades vendidas.

Fiat Weekend sai de linha após 23 anos de produção

O modelo praticamente inaugurou o segmento dos chamados "aventureiros urbanos", que tomou o mercado brasileiro antes da chegada dos SUVs. — Foto:Divulgação/Fiat

A Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) o fim da produção da Weekend.

Lançada no Brasil em 1997, como Palio Weekend, a perua teve mais de 530 mil unidades vendidas, e foi até mais longeva do que o modelo da qual era derivada. O Palio saiu de linha há 2 anos.

Sua aposentadoria abre espaço para a produção de três novos modelos, incluindo dois SUVs inéditos. De acordo com a marca, a última unidade da Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda na fábrica de Betim, em Minas Gerais.

O modelo praticamente inaugurou o segmento dos chamados “aventureiros urbanos”, que tomou o mercado brasileiro antes da chegada dos SUVs.

Ao longo dos anos, teve diversas motorizações, com opções 1.0, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.8 e até uma versão elétrica, desenvolvida em parceria com a Itaipu, para ser usada exclusivamente na hidrelétrica.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

No comunicado, Zola também confirmou a produção de três novos modelos a partir de 2020, incluindo dois SUVs. O terceiro será a sucessora da picape Strada, que deverá ser apresentada ainda no primeiro semestre.

Última de sua espécie

O fim da Fiat Weekend também marca o fechamento de um segmento que já foi importante no mercado brasileiro, o das peruas compactas.

Antes da Weekend, “morreram”, as Volkswagen SpaceFox e Parati e as Peugeot 206 e 207 SW.

Em 2019 inteiro, menos de 5 mil peruas compactas foram emplacadas no Brasil. Destas, 3,1 mil foram Weekend. Dez anos atrás, o segmento era quase 20 vezes maior. Na ocasião, foram vendidas 91,6 mil peruas compactas.

História

1997: a Palio Weekend chega ao mercado brasileiro com proposta familiar por ter bom espaço para ocupantes e bagagens; além do entre-eixos maior em relação ao Palio hatch, a perua tinha a suspensão reforçada;
1999: estreia a versão Adventure, existente até os últimos dias do modelo; foi ela quem inaugurou o segmento dos “aventureiros urbanos”;
2001: a perua passa por sua primeira reestilização;
2004: a segunda mudança visual da perua dá lanternas maiores, invadindo a tampa do porta-malas;
2008: mais uma reestilização, mas desta vez com a adição de uma nova tecnologia: o bloqueio de diferencial Locker, que prometia aumentar a capacidade de tração do modelo;
2012: a última alteração visual da Weekend lhe deu ares de Alfa Romeo, com lanternas horizontais e estreitas, além de faróis com projetores;
2015: a perua abandona o nome Palio e passa a ser chamada apenas de Weekend.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

2

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

3

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

4

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil

5

Carros

Motorista confunde pedal, acelera e destrói carro de luxo em acidente