
O Mustang Shelby GT350 está de volta. A Ford anunciou a chegada da nova geração do modelo, que chega para ocupar o topo da linha da linha do muscle-car. Segundo a empresa, o novo Shelby GT350 “é um carro feito para as pistas que também pode ser usado no dia a dia nas ruas, projetado para enfrentar as estradas mais desafiadoras do planeta”.
A começar pela motorização, o novo Ford Mustang Shelby GT350 estreia o motor aspirado mais potente da história da fabricante e o primeiro V8 da linha com virabrequim plano, algo encontrado em carros de corrida e nos esportivos europeus, fazendo com que as bielas ligadas ao virabrequim assumam um ângulo de 180 graus (ante 90º de um V8 convencional). Graças a isso e ao eixo plano, o conjunto permite uma ordem alternada de ignição dos cilindros, reduzindo a sobreposição dos pulsos de pressão de escape. Trata-se de um 5.2 litros de oito cilindros em “V”, que desenvolve mais de 500 cavalos de potência e torque superior a 55,3 kgfm. Junto a ele está uma transmissão manual de seis marchas. O novo esportivo conta ainda com diferencial Torsen de deslizamento limitado, para otimizar a aderência em curvas e a tração nas retas, sistema de freio com discos de 394 mm com seis pistões Brembo na dianteira e de 380 mm com quatro pistões na traseira, rodas de liga de alumínio extraforte de 19 polegadas, pneus Michelin Pilot Super Sport, entre outros.
O Shelby GT350 dispõe também, pela primeira vez na linha da Ford, de amortecedores MagneRide continuamente variáveis. O conjunto é preenchido com um fluido hidráulico impregnado com partículas de ferro que, ao ser atravessado por uma corrente elétrica, dá à suspensão um ajuste praticamente instantâneo. Há ainda sensores que monitoram o movimento das rodas milhares de vezes por segundo e, junto com outros dados do veículo, permitem que cada roda seja modificada de forma independente a cada 10 milissegundos.
Há também capô de alumínio mais rebaixado e inclinado com novas saídas, divisor inferior mais agressivo na dianteira, grade com abertura individuais, para-lamas dianteiros de alumínio redesenhados para acomodar a bitola mais larga, bancos Recaro, volante com base achatada, acabamento sem cromados e detalhes brilhantes para evitar reflexos no motorista, etc. A lista de equipamentos traz sistema de controle que permite a seleção de cinco modos exclusivos de direção, capazes de ajustar o ABS, o controle de estabilidade, o controle de tração, o esforço de direção, o mapeamento do acelerador, o amortecedor MagneRide e as configurações de escape, de acordo com a preferência do motorista.
Há como opcional o Tech Pack, com bancos de couro com ajuste elétrico, som Shaker Áudio, sistema MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e ar-condicionado digital dual zone.