Depois de aparecer sem camuflagem em um estacionamento e ter a primeira imagem oficial revelada, o Honda Fit agora surge por inteiro. O site japonês Creative 311 revelou a imagem do carro em um catálogo oficial do Salão do Tóquio, no Japão, evento onde o carro será lançado, no dia 23.
A quarta geração está com uma frente mais robusta do que a atual, sendo a maior transição no visual de uma geração para outra, o que pode gerar certa polêmica.
A grade dianteira grossa e integrada ao capô, que já tinha aparecido no flagra, ficou aparente no teaser revelado pela Honda e agora confirmado com a imagem do catálogo.
Os faróis também cresceram e deixaram de ser horizontais e repuxados, mais ou menos como era a primeira geração do compacto. Além disso, receberam DLR em LED.
A segunda imagem revela o interior e a parte da traseira. Por dentro não é possível ver muitos detalhes pela nitidez da foto, mas a tela da central multimídia deve ter aproximadamente 10 polegadas e o painel de instrumentos é todo digital.
O modelo continuará a ter o interior modulável. Não é apenas o estilo do Fit que lembra o de uma minivan: o esquema modular de bancos tem muito desse tipo de carro familiar, e inclui até banco traseiro com assento escamoteável. Algo perfeito para levar objetos verticais usualmente maiores.
Mesmo que dê para ver apenas um pedaço da traseira, a grande novidade está nas lanternas. Como já havíamos adiantado na projeção, o formato deixou de ser vertical e agora está posicionado na horizontal, como vemos no raio luminoso da traseira no teaser. A iluminação de LEDs ajudará a destacar o formato em três dimensões das luzes.
Se o design pode incitar discussões, a mecânica deve ser muito bem aceita. A Honda vai entrar na onda dos 1.0 turbo de injeção direta. No novo Civic, o três cilindros turbinado entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque a apenas 1.500 rpm. Resta saber qual será a potência adotada no monovolume.
O 1.5 aspirado pode entregar um bom desempenho, mas o novo Fit será muito mais veloz — com uma aceleração de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos. O respeitável torque em baixa ajudará o câmbio CVT a trabalhar mais relaxado. Diminuindo aqueles gritos com o giro em alta e respondendo rapidamente aos anseios do pé direito.
No Brasil, o novo Fit deve ser lançado em 2020, provavelmente no segundo semestre ou até mesmo no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O mercado de compactos premium se tornou bem mais concorrido nos últimos anos, com rivais de peso como os novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que acabaram de ganhar novas gerações.
Um das maiores expectativas fica por conta das tecnologias que serão oferecidas na nova geração aqui no Brasil. A Honda deixou de lado itens importantes de segurança ativa em carros como o City (não tem ESP) ou o Civic (não tem alerta de ponto-cego e outros equipamentos do chamado Honda Sensing).