Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Carros

Editoria sobre Carros ir para editoria →

Carros

Honda e GM assinam acordo para aliança automotiva na América do Norte

Memorando firmado pelas empresas prevê compartilhamento de plataformas de veículos e de sistemas de propulsão, além de trabalho conjunto em pesquisa e desenvolvimento.

Honda e GM assinam acordo para aliança na América do Norte — Foto: (Foto: Divulgação)

Por

Honda e General Motors anunciaram nesta quinta-feira (3) uma aliança automotiva para o mercado da América do Norte.

As empresas assinaram um memorando não vinculativo que prevê compartilhamento de plataformas de veículos e de sistemas de propulsão para diversos segmentos, além de trabalho conjunto em pesquisa e desenvolvimento de futuros modelos.

Em comunicado, as empresas disseram que irão colaborar em uma variedade de segmentos na América do Norte, com a intenção de compartilhar plataformas de veículos em comum, incluindo sistemas de propulsão eletrificados e de combustão interna.

"Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos", disse Mark Reuss, presidente da General Motors.
As discussões sobre o planejamento de desenvolvimento conjunto começarão "imediatamente", e o trabalho de engenharia está previsto para começar no início de 2021, disseram as montadoras.

Sobre os futuros modelos, apesar de dividirem plataformas, continuaram sendo vendidos por ambas as marcas de forma distinta. Todos os detalhes serão deliberados por um comitê conjunto, composto por executivos de ambas as empresas.

"Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos", disse Seiji Kuraishi, vice-presidente executivo da Honda.

Em abril passado, as empresas já haviam feito um acordo para desenvolver em conjunto dois veículos elétricos para a Honda utilizando a plataforma da GM.

Tecnologia Honda-General Motors mostrada em Detroit, em janeiro passado, em parceria prévia das empresas — Foto: Paul Sancya/Associated Press

Honda e GM no Brasil

Ainda é cedo para saber como a aliança afetará também as operações das montadoras em outras partes do mundo, mas as empresas deixaram claro que o acordo vale para os mercados da América do Norte.

Ao G1, a GM do Brasil disse que o foco da aliança será nos veículos à venda na América do Norte. "Ambas as empresas têm uma abordagem única em cada região do mundo e discutiremos se e como aproveitá-las para benefício mútuo", disse a montadora.

A Honda também foi questionada sobre como o acordo poderia afetar também as operações no Brasil, mas não havia respondido até a última atualização da reportagem.

Redução de custos

Do mesmo modo que outras alianças como Renault-Nissan e FCA-PSA, o acordo de Honda e GM prevê a redução de custos em diversos processos.

Um dos objetivos das montadoras neste novo acordo é colaborar em atividades de compras conjuntas para criar mais eficiências de custo, aproveitando a escala.

O foco será na aquisição conjunta de materiais, logística e estratégias de localização, afirmaram as empresas. Além disso, o desenvolvimento de plataformas e sistemas de propulsão compartilhados é outra maneira de economizar.

"Isso permitirá que a GM e a Honda façam maiores investimentos em tecnologias avançadas e de próxima geração", disseram as empresas no comunicado.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Honda é 8ª montadora a suspender produção no Brasil por piora da pandemia

Toyota vai suspender produção no Brasil a partir da segunda-feira com agravamento da pandemia

Nissan confirma interrupção das atividades devido agravamento da pandemia

Mercedes-Benz suspende produção no Brasil por agravamento da pandemia