
Apresentado inúmeras vezes me formato de conceito,finalmente a Honda apresentou a versão de produção da nova geração do Civic Type R, um verdadeiro hot hatch que vai dar trabalho para a concorrência. O novo modelo, equipado com um motor 2.0 litros VTEC com turbocompressor (pela primeira vez um modelo dessa linhagem recebe sobrelaimenrtação), está sendo mostrado no Salão de Genebra, que vai estar aberto ao público entre 5 e 15 de março.
O propulsor do novo Honda Civic Type R é capaz de desenvolver 310 cavalos de potência, a 6.500 rpm, e 40,8 kgfm de torque, disponível a partir de 2.500 giros, associado a uma transmissão manual de seis velocidades e tração dianteira. De acordo com a fabricante japonesa, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 270 km/h.
O Civic Type R vem equipado com um sistema de amortecimento adaptativo de quatro pontas, que permite um controle independente contínuo de cada roda para entregar uma maior aderência ao asfalto e uma limitação da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas.
Há ainda o sistema de suspensão dianteira de eixo duplo, que contribui para a redução da derrapagem nas acelerações em 50% em relação a suspensão padrão do Civic. Na traseira, a suspensão com barra de torção em forma de “H” traz construção sob medida para melhorar a rigidez de rolagem traseira em 180%. A direção é elétrica de pinhão duplo.
Pela primeira vez o modelo vai oferecer o botão “+R”, que aumenta a resposta do motor com o mapeamento do torque modificado para uma configuração voltada à performance e maior agressividade. Além disso, a assistência à direção é reduzida, o volante fica mais sensível aos comandos do motorista e a força de amortecimento básica do novo sistema de amortecimento adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%.
No visual, o Honda Civic Type R traz como destaque a asa traseira, recriada a partir do Type R Concept, para otimizar a pressão aerodinâmica sem aumento significativo no arrasto em altas velocidades. Faz parte também da melhoria aerodinâmica o enorme splitter frontal, saias laterais, novos para-choques e os arcos das rodas dianteiras.
O Type R é equipado com rodas de liga-leve de alta rigidez de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/35 R19. Os freios são Brembo de alta performance, com discos de 350 mm frisados e quatro pistões.
A carroceria do modelo pode ser pintada nas cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
Por dentro, há bancos esportivos com encosto elevado e acabamento em tecido preto e efeito suede com costura dupla vermelha, volante revestido em couro preto, manopla da alavanca de câmbio em alumínio usinado, entre outros.
Para customização, a Honda vai oferecer o novo Pacote GT, que inclui detalhes em vermelho nos splitters dianteiros e difusores traseiros.
A lista de equipamentos oferece sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor crepuscular, limpadores de para-brisa automáticos com sensores de chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores, navegador Garmin, sistema Honda Connect, sistema de som Premium com oito alto-falantes e potência de 320 watts, ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros.
O Pacote GT também inclui os Sistemas de Assistência ao Motorista Avançados (Advanced Driver Assist Systems) da Honda. Trata-se de um abrangente conjunto de tecnologias de segurança baseadas em sensores Forward Collision Warning, Lane Departure Warning, Traffic Sign Recognition system, High-Beam Support System, Blind Spot Information, e Cross Traffic Monitor.