
Com previsão de lançamento para Janeiro de 2016, durante o Salão do Automóvel de Detroit (EUA), o novo Mercedes-Benz Classe E (versão atual nas fotos abaixo) teve os primeiros detalhes revelados pela montadora alemã. A Daimler já está testando vários protótipos da geração W213, que será feita sobre a plataforma modular MRA, que tem motor dianteiro e tração traseira.
O próximo Classe E será mais leve e terá suspensão dianteira com duplo A no lugar de McPherson, bem como opção de suspensão pneumática. Além disso, o modelo terá a tecnologia Car-to-X, que permite comunicação entre o automóvel e o gerenciamento de tráfego local. Assim, poderá ajustar a velocidade de acordo com o trânsito e/ou semáforos.
Vai utilizar também a tecnologia NFC para controlar o carro através do smartphone, conforme já divulgado previamente, podendo assim o condutor abrir e fechar portas, dar partida no motor e mover o veículo de fora em manobras de estacionamento.
Condução semiautônoma, empregada também em velocidades de até 200 km/h, também já é conhecida. Já no conjunto ótico, o Novo Mercedes-Benz Classe E terá faróis LED Matrix com 84 diodos, número bem superior ao de CLS, Classe S ou Audi A8.