Fiscalização

Motoristas que trafegarem na faixa de ônibus da Pedro II serão autuados a partir desta segunda

A fiscalização das faixas dos ônibus vai ser realizada tanto pelos agentes de mobilidade urbana em campo, quanto pelas câmeras instaladas nesses trechos

Motoristas que trafegarem na faixa de ônibus da Pedro II serão autuados a partir desta segunda

Depois de três meses em período educativo, a Semob-JP iniciará autuações a motoristas que trafegarem na faixa de ônibus — Foto:Walla Santos

A efetiva fiscalização da faixa exclusiva instalada na avenida Dom Pedro II e Nossa Senhora de Fátima, em João Pessoa, vai começar nesta segunda-feira (02). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) anunciou que depois de três meses em período educativo, os motoristas que trafegarem na faixa exclusiva de ônibus começarão a ser multados.

A fiscalização das faixas dos ônibus vai ser realizada tanto pelos agentes de mobilidade urbana em campo, quanto pelas câmeras instaladas nesses trechos, visualizadas do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) da Semob-JP, de onde é possível registrar por imagens em alta definição as infrações praticadas e autuar os condutores que, flagrados, pagarão multa de R$ 293,47- além de sete pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por infração gravíssima.

O superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, destacou que os condutores já estão respeitando a faixa da Pedro II. “A fiscalização é necessária, mas o que estamos percebendo, desde a implantação da faixa exclusiva da Pedro II, é que os motoristas naturalmente estão respeitando a faixa dos ônibus e evitando circular por ela”, disse.

Domingos e feriados – A Semob-JP editou, na quarta-feira (23), a Portaria 120/2017, em que autoriza o tráfego de qualquer veículo nas faixas exclusivas aos domingos e feriados. De acordo com Carlos Batinga, o objetivo da medida é melhorar a fluidez do tráfego de veículos nos corredores onde existe a faixa exclusiva, haja vista que a frota de ônibus nestes dias é reduzida, sendo possível compartilhá-las com os demais veículos sem prejuízo para o transporte coletivo de passageiros.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil