
A Nissan anunciou a produção de um novo motor de 1,0 litro e três cilindros para o sedã Versa nacional, mais parece que não “aguentou” esperar e resolveu lança r anova unidade motriz já no hatch March, que foi apresentado hoje (30). Apenas as versões reestilizadas recebem a novidade, permanecendo o antigo March Active com o quatro-cilindros de origem Renault.
A versão mais simples, Conforto, custa R$ 36 mil (R$ 1,7 mil a mais que a dotada do motor anterior) e vem de série com ar-condicionado, direção assistida elétrica e computador de bordo. Há ainda a S por R$ 38 mil, que adiciona controle elétrico de vidros dianteiros, travas e retrovisores e controle remoto de travamento, e a SV por R$ 41 mil, que inclui rodas de alumínio de 15 pol, faróis de neblina e rádio/CD com MP3 e Bluetooth. As versões de 1,6 litro não mudam, mas recebem sistema de partida a frio por preaquecimento de álcool, o que elimina o tanque suplementar de gasolina.
Derivado do motor de 1,2 litro oferecido em outros mercados, o novo três-cilindros fabricado em Resende, RJ, tem bloco de alumínio e quatro válvulas por cilindro. Produz potência de 77 cv e torque de 10 m.kgf (tanto com álcool quanto com gasolina), ante 74 cv e o mesmo torque do quatro-cilindros. A Nissan não informa dados de desempenho, mas sim de consumo. Pelos padrões do Conpet do Inmetro, o novo March roda 12,9/8,8 km/l em ciclo urbano e 15,1/10,3 km/l no rodoviário, sempre na ordem gasolina/álcool, enquanto o quatro-cilindros faz 12,5/8,7 e 14,8/10,4 km/l, na mesma ordem.