2020

Nova Fiat Strada cabine estendida é flagrada com disfarce antes de ser lançada

O lançamento será em março do ano que vem. A picape roda com disfarce bem mais leve do que a fase anterior, caracterizada pelo uso de plásticos pretos por toda a parte.

Nova Fiat Strada cabine estendida é flagrada com disfarce antes de ser lançada

Ainda que esteja muito coberta, a Strada parece estar na fase final dos testes — Foto:Reprodução

Revelado por Autoesporte, o projeto da nova Fiat Strada terá duas configurações de cabine. A primeira é a quatro portas cabine dupla, já flagrada em testes em outras ocasiões. A segunda é a cabine estendida, pega no flagra pelo leitor João Paulo em teste feito em Minas Gerais. “Essas fotos foram tiradas em Piumhi na MG-050, próximo a entrada da cidade”, afirma.

O lançamento será em março do ano que vem. A picape roda com disfarce bem mais leve do que a fase anterior, caracterizada pelo uso de plásticos pretos por toda a parte.

A nova Strada foi flagrada em um comboio que inclui uma unidade quatro portas e um Jeep Compass. Rodar em conjunto garante um bom apoio para a equipe de testes e também facilita na hora de despistar ou dificultar a vida de fotógrafos. João Paulo foi ligeiro e conseguiu pegar os veículos.

O que podemos ver do estilo

Ainda que esteja muito coberta, a Strada parece estar na fase final dos testes. Os faróis deixam antever um estilo parecido com o do Argo/Mobi. O perfil exibe uma janela logo atrás das portas que, por sua vez, são parecidas com as do Mobi. Utilizar o mesmo recorte ajuda na economia.

Utilizar peças de prateleira de outros carros é uma forma de economizar no projeto do utilitário. Logo atrás das portas, um vidro traseiro dará equilíbrio ao perfil do carro. O santoantônio fica totalmente integrado ao conjunto e chega a envolver o teto da Strada.

As caixas de rodas são mais quadradas e ressaltadas do que as do Mobi e as portas podem ter estamparia um pouco diferente, algo não confirmado expressamente pelas fotos.

Por mais que tenha formas mais para Argo, um toque pode vir da Toro: as lanternas marcantemente tridimensionais — pode ser um elemento final.

Chamada pelo nome-código 281, a picape cresceu um bocado e tem porte parecido com o da Renault Oroch (4,69 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos) na configuração cabine dupla.

Falando nela, a versão maior será homologada para cinco pessoas. A atual Strada cabine dupla tem 3 portas e leva apenas dois ocupantes atrás, contra três da rival VW Saveiro CD.

Como a Fiat já tem a Toro como média-pequena, não faria sentido esticar demais a Strada. Até porque um incremento muito grande de tamanho deixaria de atender ao público original da picape.

Base e motor

Autoesporte também deu em primeira mão as especificações técnicas do projeto. A nova Strada é feita sobre uma base que inclui elementos do Mobi, Argo e antiga Strada/Fiorino. Os veículos comerciais doaram a porção traseira, especialmente o conjunto de assoalho e suspensão por eixo rígido, bem mais robusta para carregar peso.

O principal motor será o 1.3 Firefly de 109/101 cv de potência e 14,2/13,7 kgfm de torque (etanol/gasolina). Controles eletrônicos de estabilidade e de tração serão oferecidos de série no lançamento para atender às exigências legais.

Os itens passam a ser obrigatórios para projetos novos a partir do ano que vem. Os carros e as picapes mais antigos terão que atender ao exigido de 2021 em diante. A exigência vai tirar de linha a antiga Strada (confira o nosso último vídeo com o modelo logo abaixo). Foram 25 anos de serviço.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil