Reformulação

Novo Hyundai HB20 2016: modelo ganha primeira reestilização

Carro foi lançado no Brasil em 2012 e é o mais vendido da marca. Dianteira tem nova grade; outras mudanças variam de acordo com a versão.

Novo Hyundai HB20 2016: modelo ganha primeira reestilização

A Hyundai mostrou nesta segunda-feira (21) em Atibaia (SP) a linha 2016 do HB20. O hatch, que é o mais vendido da marca no Brasil passou pela primeira reestilização, exatos três anos após ser lançado. As vendas começam em 10 de outubro e os preços ainda serão divulgados.

A reformulação visual é baseada no conceito Escultura Fluida 2.0, adotada globalmente pela marca. A principal mudança é na dianteira. O compacto ganhou uma nova grade, com formato hexagonal e acabamento cromado. Os para-choques, tanto dianteiro como traseiro também foram redesenhados.

Faróis e lanternas também passaram por mudanças. Na frente, agora o modelo oferece luzes diurnas de LED, enquanto as lanternas, que não tiveram o formato alterado, ganharam nova disposição nas luzes.

Quebra-cabeça de versões
A grande questão para o consumidor, no entanto, é o conjunto ótico reformulado não está disponível em todas as versões. É preciso “quebrar a cabeça” para entender qual mudança se aplica a cada versão.

Apenas a versão topo de linha, Premium recebe todas as mudanças. A Comfort Style, imediatamente abaixo, não ganha os faróis com LED, enquanto as mais simples, Comfort Plus e Comfort só recebem a grade redesenhada, e continuam oferecendo faróis e lanternas “velhos”.

Novo Hyundai HB20 2016 (Foto: André Paixão/G1)Novo Hyundai HB20 2016 (Foto: André Paixão/G1)

“Queremos que nosso comprador olhe para a parte superior do segmento, e as novidades da versão Premium agregam valor do veículo. Mesmo assim, o comprador das opções de entrada terá novidade na oferta de equipamentos”, afirmou Cassio Paglarini, diretor de marketing da Hyundai.

Hyundai HB20 2016 (Foto: Flávio Moraes/G1)Hyundai HB20 2016: uma das principais novidades está na grade dianteira (Foto: Flávio Moraes/G1)

No interior, a novidade são os novos tecidos dos bancos. Todas as versões ganharam novos equipamentos. Veja os principais itens de cada uma:

Comfort: na opção básica, os vidros elétricos são novidade. Além disso, há direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas e rádio com entrada USB e Bluetooth e comandos no volante.

Comfort Plus: neste catálogo, o HB20 ganhou retrovisores elétricos. Além disso, há travamento automático das portas, chave do tipo canivete, vidros elétricos traseiros, alarme e maçanetas e retrovisores na cor do veículo.

Comfort Style: para a linha 2016, esta versão passa a contar com vidros elétricos com função “um toque” em todas as janelas e fechamento pela chave. Em relação às anteriores, há também rodas de liga-leve e iluminação no porta-malas.

Premium: a opção mais completa ganhou ar-condicionado digital. Ela também é a única a sair de série com faróis com luzes diurnas de LED, maçanetas cromadas, frisos nos vidros laterais, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, sensores de luz e ré e banco traseiro bipartido.

Diferenças na traseira do Hyundai HB 2015 e do novo modelo 2016 (Foto: Flávio Moraes/G1)Diferenças na traseira do Hyundai HB 2015 e do novo modelo 2016 (Foto: Flávio Moraes/G1)

Lista de opcionais
Outros equipamentos que a marca alardeia como novos, porém, são oferecidos apenas como opcionais para a versão Premium. São eles, bancos e acabamento de couro marrom, airbags laterais e uma nova central multimídia, com possibilidade de espelhamento.

O equipamento traz tela com touchsreen capacitivo (semelhante à de smartphones) de 7 polegadas, compatível com Car Link em aparelhos LG e Samsung. Usuários de smartphones com plataforma Android, mas de outras marcas podem não conseguir o acesso.

Já a tecnologia CarPlay, para dispositivos Apple, só estará disponível em 2016. “Neste primeiro momento, nossa central irá cobrir 90% no número de aparelhos vendidos, que são da Samsung, Apple e LG”, disse Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai.  

Na função Car Link, a tela poderá espelhar aplicativos de mapas, como Waze e Google Maps e streaming de aúdio, como Spotify, Deezer e Rdio. Além destes, quando o veículo está parado, o usuário também conta com redes sociais, como o Facebook, e serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. 

 

CONSUMO DO HB20 (em km/l)

MOTOR 1.0 DE 80 CV

Ano/modelo

Cidade (etanol/gas.)

Estrada (etanol/gas.)

2015

8,3/11,8

9,8/14

2016

8,5/12,5

9,9/14,1

MOTOR 1.6 DE 128 CV

Ano/modelo

Cidade (etanol/gas.)

Estrada (etanol/gas.)

2015

7,7/11,5

9,3/13

2016

8,1/11,6

9,9/13,8

 

Mecânica aprimorada
As versões 1.6 também ganharam novos câmbios. Na manual, a caixa de 5 marchas foi substituída por uma de 6 velocidades, já usada no exterior em modelos como o Kia Soul. Na configuração automática, a ultrapassada transmissão de 4 marchas foi substituída por uma de 6 marchas, com trocas sequenciais. 

Este motor também passou a contar com sistema de partida a frio, que elimina o tanquinho auxiliar. A potência, de 128 cavalos com etanol, não mudou. Já o motor 1.0 de três cilindros não teve mudanças no câmbio.

Em comum para os dois motores foi a redução de atrito nos componentes internos, assim como a troca dos pneus por exemplares “verdes”. Com isso, o consumo foi reduzido (veja números na tabela).

Na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o modelo passou da nota B para A, quando equipado com o motor 1.6.

“Tanto no câmbio manual, como no automático, a sexta marcha vai funcionar como overdrive, para econômia de combustível. A velocidade máxima é obtida em quinta marcha”, afirmou Stopa.

De acordo com a Hyundai, o HB20 1.6 manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (mesmo número do modelo anterior) e chega aos 189 km/h de máxima.

Novo Hyundai HB20 2016 (Foto: Flávio Moraes/G1)Novo Hyundai HB20 2016 (Foto: Flávio Moraes/G1)

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil