Risco a saúde

Os materiais utilizados no interior dos carros podem fazer mal, revela especialista

Em carros novos, plásticos expostos ao sol podem liberar vapores tóxicos

Os materiais utilizados no interior dos carros podem fazer mal, revela especialista

O problema é que tudo isso libera em forma de vapores tóxicos não só o benzeno — Foto:Reprodução/3.bp.blogspot

É verdade. Segundo o médico Dirceu Rodrigues Alves Júnior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), isso ocorre principalmente nos carros zero-quilômetro, com o famoso “cheirinho de carro novo”.

Este odor característico é fruto de diversos solventes, adesivos, plásticos, tecidos e borrachas utilizadas no processo de fabricação do carro. O problema é que tudo isso libera em forma de vapores tóxicos não só o benzeno, mas também substâncias como tolueno, acetona ou estireno.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a exposição contínua a algumas destas substâncias pode acarretar em dor de garganta, tontura, reações alérgicas e náuseas, disfunção hormonal, problemas na reprodução, danos ao fígado, rins e sistema nervoso central e, em casos extremos, até câncer.

Mas essa emissão tende a diminuir conforme o veículo vai ficando velho. Sobre a quantidade, tudo depende dos materiais usados pelo fabricante, mas em geral nos carros populares (com plásticos mais baratos) a liberação de vapores nocivos é maior.

Por isso, a dica é evitar estacionar o veículo no sol, usar protetor de para-brisa (para cobrir os plásticos do painel), não usar a ventilação forçada com os vidros fechados, não deixar a recirculação de ar acionada o tempo inteiro e sempre abrir as portas por alguns minutos antes de entrar, para que os vaporem saiam.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil