
Depois dos inúmeros flagras e quase não haver mais o que revelar, a Toyota lançou oficialmente na Tailândia e Austrália a nova geração da sua picape média mundial, a Hilux. Como já havia vazado, e agora confirmado, a HiLux 2016 adota dois novos motores a diesel para 2016: um 2.4-litro de quatro cilindros turbo diesel e 160 cv de potência com 40,6 kgfm de torque, e um 2,8-litros de quatro cilindros turbo diesel que gera 177 cavalos de potência e 45,7 kgfm de torque. Além da motorização diesel, a Toyota vai oferecer duas opções a gasolina: um 2,7-litros de quatro cilindros, 1164 cv de potência e um 4.0L V6 a gasolina com 278 cv de potência. Esses motores estarão associados a uma transmissão manual ou automática – ambas de seis marchas. A transmissão manual é do tipo “inteligente” que faz o ajuste de rotação do motor e da transmissão durante as trocas para eliminar trancos, tornado o funcionamento mais suave.
O Hilux 2016 chega com maior capacidade de carga útil e de reboque. A Toyota diz que a capacidade máxima de reboque passou de 2,5-toneladas para 3,5 toneladas nos modelos cabine dupla, enquanto a capacidade de carga subiu para 1.240 kg. A estrutura é totalmente nova e mais rígida que o modelo anterior. A suspensão dianteira adota uma configuração double wishbone com barra estabilizadora, resultando em pacote mais robusto, com melhor capacidade off-road, menos rolagem e maior absorção de vibrações. O mesmo ajuste de suspensão definido para os modelos australianos serão usados nas versões vendidas na África do Sul, Rússia e América do Sul.
Segundo o fabricante japonês, a oitava geração está mais suave e mais refinada , características apreciadas pelo público alvo desse tipo de veículo, que são geralmente usados por famílias e quase sempre na cidade. Falando em família, tamanho é sempre um ponto chave na escolha de uma picape, e no caso da nova geração da Hilux, está 7 cm mais longa, 2 cm mais larga e dispõe de uma linha de teto mais baixa que o modelo que substitui. No interior, essas proporções maiores trouxeram mais espaço para os ombros e para as pernas traseiras. No que respeita à segurança, a Toyota espera que a HiLux 2016 recebe classificação cinco estrelas NCAP graças aos sete airbags, freios ABS, controle de estabilidade e controle de tração, assistente de partida em rampa como itens de série em todas as versões. Todos os modelos contam com tanque de combustível ampliado para 80 litros, opções de pneus de uso misto de sistema de iluminação diurno em LED.
O interior da Hilux 2016 ganhou sofisticação, como porta-luvas refrigerado, controle de cruzeiro, volante multifuncional em couro e sistema multimídia T-Connect com entradas USB e AUX e Bluetooth, entre outros. Outros itens de série bem-vindos no modelo são partida por botão, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, ar-condicionado digital, saída de ar para os ocupantes do banco traseiro, tomada de 220V no console central, apoia braço central traseiro com dois porta-copos e abertura das portas sem chave.
Na Austrália e Tailândia, a Hilux 2016 chega em 31 versões diferentes, resultado da combinação de modelos com tração 4×2 e 4×4, três tipos de cabine: single, extra (que é a famosa estendida, que não será oferecida no Brasil) e dupla, além de 3 níveis de acabamento: WorkMate, SR e SR5. A Toyota Hilux 2016 estará a venda na Austrália no próximo mês de outubro e a previsão é que chegue ao Brasil ainda em 2016.