Carros

Volkswagen apresenta novos Golf GTI e GTE e SUV elétrico ID 4

Novidades seriam mostradas no Salão de Genebra, cancelado a quatro dias do início por receio de propagação do coronavírus.

Volkswagen apresenta novos Golf GTI e GTE e SUV elétrico ID 4

Volkswagen ID 4 — Foto:Foto: Divulgação

A Volkswagen apresentou na manhã desta terça-feira (3) em Wolfsburg, na Alemanha, as versões esportivas do novo Golf, GTI, GTE e GTD. A fabricante também mostrou as primeiras imagens de seu novo carro elétrico, o ID 4.

A apresentação estava prevista para acontecer no Salão de Genebra – cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas.

A solução encontrada pela organização e parte das fabricantes foi realizar um “dia de imprensa virtual”, com as apresentações sendo feitas via internet, no mesmo horário em que estavam previstas as coletivas no evento suíço.

Versões esportivas do Golf 8 — Foto: Divulgação

Novidades da Volkswagen

Os novos Golf esportivos já haviam sido mostrados na última semana. Pela primeira vez, GTI, a gasolina, e GTE, híbrido, terão a mesma potência: 245 cavalos.

O primeiro usa o já conhecido motor 2.0 turbo, que agora entrega 15 cv a mais. Já o segundo combina um 1.4 turbo de 150 cv, com um propulsor elétrico, de 115 cv. A soma das potências, porém, resulta em 245 cv. Já a versão a diesel, GTD, tem um 2.0 de 200 cv.

Golf GTI, mostrado em Wolfsburg, na Alemanha — Foto: Reprodução

Os três modelos alcançam a velocidade máxima de 210 km/h, e possuem câmbio de dupla embreagem (de 6 marchas no GTE, e 7 no GTI e GTD). Mas, para a alegria dos puristas, a versão a gasolina vem equipada, de série, com uma transmissão manual de 6 marchas.

Volkswagen Golf GTE — Foto: Divulgação

Essência preservada e renovada

A principal característica visual dos Golf esportivos é o conjunto de 10 lâmpadas auxiliares de LED, posicionadas na tomada de ar inferior do hatch – 5 de cada lado.

Além disso, a tradicional “maquiagem” esportiva foi preservada. O nome Golf foi suprimido. Em seu lugar, a tampa do porta-malas ostenta apenas a sigla correspondente à versão: GTI, GTE ou GTD.

A temática das cores também está presente. Uma fina barra logo acima da grade indica qual versão se trata. Ela pode ser vermelha para o GTI, azul para o GTE ou prata para o GTD. Essa mesma barra recebe, pela primeira vez, iluminação por LEDs.

Interior do Volkswagen Golf GTI — Foto: Divulgação

Mais um ID

O SUV é o segundo modelo da família ID, que promete revolucionar a história da empresa. O primeiro foi o ID 3, descrito pela própria Volkswagen como a terceira revolução da marca, depois de Fusca e Golf.

A Volkswagen afirmou que o ID 4 é a versão de produção do conceito ID Crozz, mostrado em 2017. Seu lançamento será ainda em 2020, e ele poderá rodar, segundo a fabricante, mais de 500 km com uma carga da bateria.

A primeira configuração do ID 4 terá tração traseira. No entanto, uma opção com tração integral (provavelmente com um motor elétrico em cada eixo) será lançada posteriormente.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil