
Ele foi apresentado em forma de “conceito” no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Mais toda a imprensa já cravava como certa a chega do Fox Pepper 2016, edição especial do compacto.
O visual é exclusivo e segundo a montadora, tem “apelo esportivo e jovial”, com quatro opções de pintura da carroceria: Vermelho Tornado, Prata Sargas, Branco Cristal e Preto Ninja. Com conteúdo de série baseado na versão Highline, o Fox Pepper tem itens como controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (TC e ASR). O motor é o 1.6 16v de 120 cavalos com câmbio manual de seis marchas.
O teto do modelo é pintado de preto, e seu para-choque dianteiro é diferenciado. Os espelhos laterais tem cor diferenciada também, eles são pintados de vermelho nos carros branco, preto e prata, e nos carros vermelhos eles são pintados de preto.
No interior, algumas diferenças também: as saídas de ar tem aros pintados de vermelho e o volante é revestido em couro com costuras na cor vermelha. Os bancos também são exclusivos, forrados em couro sintético na cor cinza Palladium.
No painel do Fox Pepper existe o rádio navegador RNS315, segundo a marca sendo o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. É uma central multimídia com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, Bluetooth, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.