Trapaça

Ex-BBB 2024, Matteus Amaral, se autodeclarou preto para entrar em faculdade no RS; veja documento

Caso do ex-BBB ganhou repercussão após uma publicação nas redes sociais trazer o assunto à tona.

Matteus Amaral, vice-campeão do BBB 24 — Foto: Reprodução/Globo

Matteus Amaral, vice-campeão do BBB 24 — Foto: Reprodução/Globo

Matteus Amaral, vice-campeão do BBB 24, se autodeclarou preto para o ingresso no curso de Engenharia Agrícola. A informação consta no Edital nº 046/2014 e foi confirmada pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nesta sexta-feira (14). O caso ganhou repercussão após uma publicação nas redes sociais trazer o assunto à tona.

Nas redes sociais, Matteus afirmou que o erro foi cometido por outra pessoa. O ex-BBB ainda disse que não teve a intenção de se beneficiar com o ingresso na universidade na reserva de vagas por políticas afirmativas.

“A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio”, disse.

Em nota, o IFFar informou que “naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”. “Não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”, acrescentou a instituição.

O curso deixou de ser ofertado pelo IFFar em 2021.
O curso deixou de ser ofertado pelo IFFar em 2021.

Conforme o IFFar, possíveis fraudes às políticas de ações afirmativas eram apuradas apenas se houvesse denúncia formal na Ouvidoria da instituição. “Nesse caso, a questão poderia ser investigada internamente, por meio de um processo administrativo normal, que assegurasse ampla defesa de todas as partes. Nenhuma denúncia desse tipo foi feita na época“, sustentou.

COMPARTILHE

Bombando em Celebridades

1

Celebridades

Professor da UFPB viraliza ao dizer que gasta cerca de 2 mil reais para manter “corpão sarado”

2

Celebridades

Filha da cantora Lexa e do ator Ricardo Vianna morre três dias após o parto

3

Celebridades

Eduardo Costa ignora pena e pode ser preso em caso envolvendo Fernanda Lima; entenda

4

Celebridades

Cantora Raphaela Santos bloqueia Priscila Senna nas redes sociais e cobra pagamentos a produtora de shows

5

Celebridades

Anitta enfrenta Beyoncé, Taylor Swift e outros no Grammy 2025, próximo domingo