Cinema

‘Babenco’, de Bárbara Paz, poderá concorrer em duas categorias no Oscar 2021

Concorrerão oficialmente ao prêmio somente cinco filmes em cada uma das duas categorias.

'Babenco', de Bárbara Paz, poderá concorrer em duas categorias no Oscar 2021

Em "Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou", atriz e última companheira de Hector Babenco, Bárbara Paz, documenta os últimos dias do diretor. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — O filme “Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz, está oficialmente na lista das obras elegíveis para concorrer ao Oscar em duas categorias — documentário e filme internacional.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, na tarde desta quinta (28), as listas com todas as películas que estão aptas a serem votadas pelos membros da academia para que possam disputar a estatueta nas categorias de longa de animação, documentário e filme internacional.

As listas, porém, são bem extensas. São 238 habilitados na categoria documentário e 93 na de melhor documentário, que disputarão os votos dos membros da Academia para chegarem à lista final.

Concorrerão oficialmente ao prêmio somente cinco filmes em cada uma das duas categorias. A lista final com os cinco indicados será anunciada no dia 15 de março.
“Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” foi o longa escolhido pela Academia Brasileira de Cinema, a ABC, para ser o candidato oficial do Brasil para tentar uma vaga entre os indicados ao próximo Oscar de melhor filme internacional.

Sem participação do governo federal, a escolha foi feita por uma comissão formada inteiramente por profissionais do setor. São eles o diretor de fotografia Lula Carvalho, os produtores Clelia Bessa, Leonardo Monteiro de Barros e Renata Magalhães, e os cineastas Viviane Ferreira, André Ristum e Toni Venturi.

Para o Oscar de 2020, o escolhido para representar o Brasil foi “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, que acabou não entrando na lista. A última vez que o país foi indicado entre os filmes estrangeiros foi com “Central do Brasil”, de 1998. Antes disso, só “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho” e “O que É Isso, Companheiro?” já haviam chegado perto da estatueta da categoria.

O longa de Bárbara Paz ganhou o prêmio da mostra Classici, dedicada a filmes que têm o cinema como temática, no Festival de Veneza de 2019.

Em “Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, atriz e última companheira de Hector Babenco, Bárbara Paz, documenta os últimos dias do diretor. É um relato afetivo e ao mesmo tempo implacável sobre um artista cuja existência se desmilingua diante de nós. Como diz Eduardo Coutinho, citando Lacan, “se existisse a imortalidade, como suportaríamos viver?”.

A obra intercala transcrições integrais das conversas que Babenco e Paz gravaram para o documentário, algumas das quais não chegaram à tela grande, com poemas do cineasta em português e em espanhol.

Nas páginas, o casal volta e meia recorre a um jogo no qual encena o derradeiro fim de Babenco. “De que você quer morrer?”, questiona Paz. Sozinho, de um piripaque, uma sinapse cardíaca, num fim de semana tranquilo, responde o diretor. Almoçando um chá de carne da churrascaria Rodeio. Vestindo calça de capoeira. Reunido com os amigos, partilhando um grande banquete.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

2

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

3

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

4

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8

5

Cinema

PROMOÇÃO: ‘Semana do Cinema’ acontece a partir de quinta-feira em João Pessoa, com ingressos a partir de R$ 12