Cinema

David Prowse, ator que interpretou Darth Vader em ‘Star Wars’, morreu de Covid, revela filha

David Prowse também viveu o monstro Frankenstein e atuou no clássico 'Laranja Mecânica' (1971)

David Prowse, ator que interpretou Darth Vader em 'Star Wars', morreu de Covid, revela filha

David Prowse como Darth Vader nos bastidores da saga Star Wars — Foto:Reprodução

O ator David Prowse morreu de COVID-19. A causa da morte do astro de 85 anos, famoso por dar vida ao vilão Darth Vader nos três primeiros filmes da saga ‘Star Wars’, veio à público por meio de sua filha, Rachel, em depoimento ao jornal britânico The Sun.

A filha do ator contou à publicação que o pai morreu duas semanas após testar positivo para COVID-19 e ser internado em Londres. Ela lamentou que ela e seus familiares não puderam se despedir de Prowse por conta das restrições decorrentes da pandemia.

O ator David Prowse em uma convenção de fãs da saga Star Wars em 2007 (Foto: Getty Images)

“É horrível que as restrições da COVID impediram que nos despedíssemos dele”, afirmou Rachel em seu breve depoimento ao jornal inglês. Ela lembrou que o pai também havia sido diagnosticado com Alzheimer há alguns anos.

Prowse foi o responsável por usar a máscara e a armadura de Vader em ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’ (1977), ‘Star Wars: O Império Contra-Ataca’ (1980) e ‘Star Wars: O Retorno do Jedi’ (1983), já a voz do vilão ficou ao cargo do ator James Earl Jones.

O ator David Prowse como o monstro de O Horror de Frankenstein (1971) (Foto: Reprodução)

Além de seu trabalho como Vader, Prowse também atuou no clássico ‘Laranja Mecânica’ (1971), de Stanley Kubrick, e no terror ‘O Horror de Frankenstein’ (1970), de Jimmy Sangster.

“Ele podia até parecer assustador, mas como pessoa era muito doce, um homem gentil e generoso. Um gigante carinhoso”, disse a filha de Prowse em seu depoimento ao The Sun, fazendo referência ao 1,98 m de seu pai.

O ator David Prowse em cena de Laranja Mecânica (1971) (Foto: Reprodução)

“Ele foi um personagem maior do que a vida e teria amado ver a comoção com ele nas redes sociais”, afirmou Rachel emocionada com os vários posts lamentando a morte de seu pai.

Prowse deu início à sua carreira na indústria do entretenimento como halterofilista e personal trainer, tendo inclusive auxiliado o ator Christopher Reeve a entrar em forma para dar vida ao herói Superman no filme de 1978.

George Lucas, criador da franquia ‘Star Wars’

A morte de Prowse foi lamentada pelo ator Mark Hamill, intérprete do herói Luke Skywalker, por meio de sua conta no Instagram, e pelo cineasta George Lucas, criador da franquia ‘Star Wars’, no site oficial da saga.

“O David trouxe uma fisicalidade para Darth Vader que era essencial para o personagem”, disse o diretor. “Ele fez Vader saltar do roteiro para a tela com sua estatura imponente e seus movimentos, levando a intensidade necessária para a presença de Vader”.

“Ele contribuiu para o sucesso do que se tornaria um personagem memorável e trágico. Que ele descanse em paz”, escreveu Lucas.

Darth Vader e Luke Skywalker em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) (Foto: Divulgação)

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

2

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

3

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

4

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8

5

Cinema

PROMOÇÃO: ‘Semana do Cinema’ acontece a partir de quinta-feira em João Pessoa, com ingressos a partir de R$ 12