Cultura

Kirk Douglas, ator e diretor, morre aos 103 anos

Pai do também ator Michael Douglas foi três vezes indicados ao Oscar e foi galã de filmes como ‘Spartacus’ e ‘A montanha dos 7 abutres’.

Kirk Douglas, ator e diretor, morre aos 103 anos

Ele trabalhou em mais de 80 filmes, mas, ao contrário das novas gerações, nunca aceitou um papel em uma sequência. — Foto:Reprodução

Kirk Douglas, ator e cineasta americano, morreu aos 103 anos nesta quarta-feira (5). Ele vinha passando por problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral.

Indicado ao Oscar três vezes, o galã de filmes como “Spartacus” (1960) se aposentou após ter dificuldades para falar, devido ao AVC.

Filho de imigrantes russos analfabetos, Kirk Douglas interpretou alguns papéis emblemáticos do cinema, do escravo Spartacus ao pintor Vincent van Gogh, passando pela lenda do velho oeste Doc Holliday.

Ele trabalhou em mais de 80 filmes, mas, ao contrário das novas gerações, nunca aceitou um papel em uma sequência.

O filho e também ator Michael Douglas lamentou a morte: “É com tremenda tristeza que, meus irmãos, anuncio que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceu um padrão que todos nós temos que buscar”.

Issur Danielovitch foi o nome que recebeu ao nascer em um bairro pobre de Nova York, onde estudou interpretação na Academia de Artes Dramáticas.

“O invencível” (1949) rendeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, um prêmio que nunca venceu e que só chegou à família com o filho Michael por “Wall Street” (1987) – Michael Douglas já havia recebido um prêmio da Academia como produtor por “Um estranho no ninho” (1975).

Entre os filmes mais famosos de Kirk Douglas se destacam “Sede de viver” (1956), em que interpretou Van Gogh, “Duelo de titãs” (1959), “Spartacus” (1960) e “Sete dias de maio” (1964).

Os filhos mais velhos, Michael e Joel, nasceram de seu primeiro casamento, com Diana Douglas, que terminou em divórcio em 1951.

Três anos depois ele se casou com a americana de origem belga Anne Buydens, que uma vez escreveu a respeito de Kirk Douglas: “Viver com meu marido é como sentar em um lindo jardim ao lado de um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento”. O casal teve dois filhos: Eric e Peter.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

2

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

3

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

4

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

5

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8