Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cinema

Editoria sobre Cinema ir para editoria →

Cinema

Larry McMurtry, roteirista oscarizado por 'Brokeback Mountain', morre aos 84

A morte do escritor foi confirmada por uma porta-voz da família, Amanda Lundberg, ao New York Times. Ela não especificou uma causa da morte.

Além de escritor e roteirista, McMurtry ainda manteve durante meio século um dos maiores sebos dos Estados Unidos, chamado de Book Up (Foto: Reprodução)

Por

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — O escritor americano Larry McMurtry morreu nesta quinta (25), aos 84 anos. Além de romancista prolífico — ele escreveu mais de 30 livros —, ele ainda foi responsável por uma série de sucessos de cinema, entre eles "O Segredo de Brokeback Mountain", pelo qual recebeu um Oscar de melhor roteiro ao lado de Diana Ossana em 2006.

A morte do escritor foi confirmada por uma porta-voz da família, Amanda Lundberg, ao New York Times. Ela não especificou uma causa da morte.

Um dos poucos roteiros de fato assinados por McMurtry, "O Segredo de Brokeback Mountain" não foi o único filme a ter o nome do escritor nos créditos.

Ele é autor de vários livros que deram origem a grandes sucessos, caso, por exemplo, do oscarizado "Laços de Ternura", longa com Shirley MacLaine, Debra Winger e Jack Nicholson ganhador da estatueta de melhor filme em 1986, e de "A Última Sessão de Cinema", de 1971, estrelado por Jeff Bridges e dirigido por Peter Bognadovich.

Outro triunfo de um livro do escritor foi na telinha, com a minissérie "Os Pistoleiros do Oeste", de 1989, adaptada do livro "Lonesome Dove", publicado quatro anos antes. O tijolão de mais de 800 páginas conquistou público e crítica, e ganhou o Pulitzer em 1986.

"Lonesome Dove" é uma boa síntese da obra de McMurtry, filho de um fazendeiro texano. Nele, dois guardas aposentados levam um rebanho roubado de Rio Grande a Montana no século 19. É uma espécie de anti-Western, que buscava destruir o "mito do cowboy", segundo o escritor afirmou numa entrevista de 1988.

Além de escritor e roteirista, McMurtry ainda manteve durante meio século um dos maiores sebos dos Estados Unidos, chamado de Book Up, na sua cidade natal, Archer City — egundo seu obituário no New York Times, em algum momento ele tinha mais de 400 mil volumes, distribuídos em seis prédios diferentes. Ele leiloou a maior parte dos livros em 2012.

Apesar disso, McMurtry se orgulhava de ser um outsider do meio literário. Ele morou a maior parte da vida na sua cidade natal no Texas. Ao aceitar o Oscar por "Brokeback Mountain", vestia nada menos que jeans e botas de cowboy.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Ator de 'Máquina Mortífera' e outros sucessos de Hollywood morre aos 55 anos

Jane Powell, atriz de musicais como 'Sete noivas para sete irmãos', morre aos 92 anos

Michael Constantine, ator de 'Casamento Grego', morre aos 94 anos

Família de ator encontrado morto acredita que ele pode ter sido assassinado