Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cinema

Editoria sobre Cinema ir para editoria →

Disney

Lightyear é banido em países do Oriente Médio por beijo gay

Filme da Pixar estreia em 16 de junho de 2022.

A agência de regulação de mídia dos Emirados Árabes proibiu a exibição do filme devido à "violação dos padrões de conteúdo de mídia do país". (Foto: Reprodução)

Por

O filme Lightyear, que se passa no mesmo universo de Toy Story, foi banido na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. O motivo por trás do banimento do longa da Pixar está no relacionamento gay entre duas personagens mulheres, Alisha Hawthorne e sua parceira, e, mais especificamente, o beijo entre elas.

Segundo o The Hollywood Reporter (THR), a agência de regulação de mídia dos Emirados Árabes proibiu a exibição do filme devido à "violação dos padrões de conteúdo de mídia do país". Não houve uma declaração específica para justificar o banimento homofóbico na Arábia Saudita — entretanto, é comum que o país proíba a circulação de qualquer produto de mídia que contenha conteúdo LGBTQIAPN+.

Em abril deste ano, o filme do MCU Doutor Estranho 2 foi banido na Arábia Saudita e no Kuwait por ter um personagem gay. Antes disso, em novembro de 2021, Eternos, também da Marvel/Disney, foi banido por ter um romance gay.

Tais banimentos não se restringem apenas ao cinema; em 2020, o game The Last of Us Part 2 foi banido em diversos países do Oriente Médio, incluindo Emirados Árabes e Arábia Saudita, devido ao relacionamento gay entre a protagonista Ellie e sua amiga, Dina.

Homofobia além do Oriente Médio

As medidas homofóbicas, no entanto, não acontecem apenas no Oriente Médio. Conforme aponta o THR, a Disney havia cortado a cena do filme no início deste ano, mas com manifestações contra a empresa pelo apoio ao então PL (Projeto de Lei) "Don't Say Gay" (Não Diga Gay, em tradução livre) e censura de "afeto gay explícito", ela voltou atrás. Após funcionários paralisarem as atividades em protesto ao posicionamento da companhia, a Disney também se pronunciou a favor da comunidade LGBTQIAPN+ pelas redes sociais.

Vale lembrar que outra empresa do grupo Disney, a Marvel, também se pronunciou anteriormente contra a legislação: “Nós denunciamos fortemente toda e qualquer legislação que infrinja os direitos humanos básicos da comunidade LGBTQIA+.”

O projeto de lei “Don't Say Gay”, formalmente conhecido como “Parental Rights in Education” (Direito dos Pais na Educação), foi aprovado pelo senado estadual da Flórida no dia 8 de março e sancionado pelo governador Ron DeSantis, em 28 de março.

Quando estreia Lightyear?

Lightyear estreia nos cinemas do Brasil em 16 de junho de 2022.

O novo filme da Disney e Pixar apresenta a história de Buzz Lightyear, o herói astronauta que deu origem ao brinquedo de Andy.

A animação é uma aventura de ficção científica e acompanha o lendário patrulheiro espacial após ser abandonado no planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra, T’Kani Prime, ao lado de sua comandante e sua equipe.

Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e tempo, um grupo de recrutas ambiciosos e o encantador gato-robô de companhia, Sox, se juntam ao herói. Para complicar a situação, Zurg, uma presença imponente, e seu exército de robôs impiedosos chegam no planeta com um compromisso misterioso.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2022 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Johnny Depp volta a dirigir filme depois de 25 anos

Filmes brasileiros e de mais dez países estão no 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa

Morre a atriz Olivia Newton-John aos 73 anos

'Joker: Folie à Deux' confirma Lady Gaga como Arlequina