Hollywood

Peter Bogdanovich, ícone da Nova Hollywood, morre aos 82 anos

Ícone da Nova Hollywood dos anos 1970, Bogdanovich também trabalhou como roteirista e ator, e cultivou uma carreira prolífica de seis décadas em Hollywood.

Peter Bogdanovich, ícone da Nova Hollywood, morre aos 82 anos

Peter Bogdanovich. — Foto:Kevin Winter/Getty Images

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — O cineasta americano Peter Bogdanovich, de “A Última Sessão de Cinema” e “Lua de Papel”, morreu aos 82 anos, confirmou a revista especializada Variety nesta quinta-feira (6). Ele morreu de causas naturais, em sua casa em Los Angeles.

Ícone da Nova Hollywood dos anos 1970, Bogdanovich também trabalhou como roteirista e ator, e cultivou uma carreira prolífica de seis décadas em Hollywood. Ele ainda estava na ativa e atualmente tinha uma comédia, “One Lucky Moon”, em pré-produção.

Mas seu trabalho mais celebrado foi mesmo “A Última Sessão de Cinema”, sobre um grupo de estudantes que, numa cidadezinha do Texas, precisa lidar com a decadência cultural e econômica ao seu redor. O longa foi indicado a oito estatuetas do Oscar e venceu duas – ator e atriz coadjuvantes, para Ben Johnson e Cloris Leachman.

Foi com o filme de 1971 que Bogdanovich conseguiu suas duas únicas indicações ao Oscar, em melhor direção e melhor roteiro roteiro adaptado. Ele não venceu, mas criou um sucesso de crítica e público que alavancou sua carreira e gerou comparações a Orson Welles, seu grande ídolo.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

2

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

3

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

4

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

5

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8