Em João Pessoa

Projeto exibe filmes para pessoas com deficiência auditiva e visual no Cine Banguê

Projeto começa na próxima terça-feira com a exibição do filme paraibano 'Ambiente Familiar'

Cinema, Festival, Horror

Festival vai acontecer no Cine Banguê (Foto: reprodução)

O Cine Banguê vai iniciar na próxima terça-feira (26) o projeto Cine Banguê Acessível, com o objetivo de proporcionar a experiência da sétima arte para pessoas que tenham deficiência visual e auditiva.

O projeto terá início com a exibição do filme paraibano Ambiente Familiar, do cineasta Torquato Joel. O projeto é lei e se tornará fixo na programação mensal do cinema localizado em Tambauzinho, em João Pessoa.

A exibição do longa será realizado às 14h e contará com adaptações especiais para incluir os portadores de deficiência na experiência cinematográfica. A sessão é gratuita e terá uma data mensal fixa. 

A sala de exibição do Cine Banguê conta com 120 lugares e quatro deles reservados para cadeirantes.

O projeto é resultado de uma lei de autoria da deputada estadual Cida Ramos que o avalia como um marco para a história da Paraíba. 

“É uma lei que vai incluir as pessoas com deficiência na cultura. Vai possibilitar que eles vivam a cidade e isso é de extrema importância para essas pessoas, para o nosso estado e para a população”, disse a parlamentar.

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) já apresentou um estudo sobre a aplicação da instrução normativa 128 de 2016 que exige a disponibilização de recursos de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e Libras em todo o parque exibidor. 

Obrigando que as salas de exibição possuam equipamentos que promovam os recursos de acessibilidade. Estima-se que até janeiro de 2020, 100% das salas devem ser acessíveis.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

SUPERMAN: O dia em que uma queda de cavalo mudou para sempre a vida de Christopher Reeve

2

Cinema

Festival de Cannes premia Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho pelo filme ‘O Agente Secreto’

3

Cinema

Filme baseado em livro de paraibano sobre criança de João Pessoa com tumor cerebral é um dos mais vistos da Netflix no mundo

4

Cinema

Filme gravado em Guarabira é destaque hoje na Usina Cultural Energisa

5

Cinema

Galinha viva no cinema e pipoca para o alto: sessões de ‘Um filme Minecraft’ viram algazarra pelo mundo e já incomodam público no Brasil