
O filme de terror “Centopeia Humana 2” não recebeu permissão para ser exibido no Reino Unido. Ele foi considerado inaceitável pela BBFC, órgão britânico responsável pela classificação dos filmes.
Segundo a BBFC, a sequência do filme holandês “Centopeia Humana”, de 2009, é “sexualmente violenta” e “potencialmente obscena”.
O primeiro filme retratava a loucura de um médico que sequestrava e unia três pessoas cirurgicamente para a criação da centopeia humana. Já a sequência traz um homem que assiste àquele longa metragem e se torna sexualmente obcecado pela história.
Segundo o jornal “Guardian”, o órgão justificou a proibição destacando uma cena em que o personagem principal estupra uma mulher com arame farpado enrolado em seu pênis.
Para a BBFC, o primeiro longa metragem era aceitável, “apesar de nojento e de mau gosto”, porque a centopeia era resultado de um “experimento médico revoltante”. A segunda parte, no entanto, expõe as vítimas apenas como “meros objetos para serem brutalizados, degradados e mutilados para a diversão do personagem principal e o prazer do espectador”.
Apenas 11 filmes tiveram a exibição proibida no Reino Unido desde a criação da BBFC, há 99 anos, diz o “Guardian”. Entre eles, o mais conhecido é o terror “O Massacre da Serra Elétrica”, de 1974, posteriormente liderado para exibição.