Não é à toa que especialistas no Oscar têm afirmando que a animação “Wall.E” já está entre os favoritos da próxima premiação da Academia. O novo longa-metragem da Pixar, com estréia mundial nesta sexta-feira (27), foi recebido pela crítica internacional com uma chuva de elogios.
Até a publicação desta reportagem, o site Metacritic, que contabiliza a recepção de filmes pelos principais críticos dos EUA e transforma elogios em números, dava nota 91 para “Wall.E”, sobre um total de 100. É a maior nota alcançada até agora por um filme este ano.
Para se ter uma idéia, é a mesma nota atingida pelo clássico “Guerra nas estrelas”, de 1977, e pelo vencedor do último Oscar, “Onde os fracos não têm vez”. No ranking de 2008, “Homem de Ferro” vem em segundo lugar, mas bem atrás, com nota 79.
Elogios
Em crítica publicada nesta sexta, o jornal “New York Times” afirma que os primeiros 40 minutos de “Wall.E” são “um poema cinematográfico de tanta inteligência e beleza que suas implicações mais sombrias demoram um pouco para serem digeridas”.
Também sobre as primeiras cenas do longa-metragem, o crítico Joe Morgenstern, do jornal “Wall Street Journal”, diz: “Deixou-me sem palavras”. “Essa magnífica animação atinge um plano tão ambicioso que você chega a se perguntar se o diretor vai conseguir sustenta-lo. Mas, sim, ele consegue”, afirma o texto.
O crítico veterano Roger Ebert, do “Chicago Sun-Times”, é outro que não economizou elogios ao filme. “Consegue ser três coisas ao mesmo tempo: uma animação fascinante, uma maravilha visual e uma boa ficção científica.”
O jornal “Washington Post” analisa o lançamento de “Wall.E” por um outro ponto de vista. “A idéia de que uma grande empresa de entretenimento pode lançar um filme tão criativo, sólido e educativo como ‘Wall.E’ mostra que ainda há esperanças para a humanidade”, diz o texto.
G1