Oscar 2022

Will Smith pode perder Oscar por causa de agressão a Chris Rock? Entenda

Especialistas afirmam que o código de conduta da Academia pode fazer com que Will Smith perca o prêmio.

Will Smith pode perder Oscar por causa de agressão a Chris Rock? Entenda

Will Smith durante o Oscar 2022 — Foto:Reprodução

Apesar de ter recebido a estatueta de Melhor Ator por ‘King Richard: Criando Campeãs’ após ter dado um tapa na cara de Chris Rock, Will Smith pode ter de devolver o tão aguardado prêmio para a Academia por conta do incidente com o comediante, ocorrido durante a ceriônia da maior festa do Cinema acontecida ontem, disseram especialistas da indústria cinematográfica ao The New York Post.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados. “É basicamente um ataque. Todo mundo estava tão chocado na sala, era tão desconfortável”, disse a fonte sobre o incidente de ontem. “Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora?”, questionou.

Smith foi visto rindo e posando com fotos após sua vitória, enquanto figurões da indústria como Judd Apatow se manifestavam. O diretor de ‘Ligeiramente Grávidos’ criticou Smith em um tweet, que posteriormente foi excluído: “Ele poderia tê-lo matado. Isso é pura raiva e violência fora de controle. Eles [Will e Jada] ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas. Eles não são novatos no mundo de Hollywood e da comédia. Ele perdeu a cabeça”.

O comediante Fortune Feimster também deu seu pitaco: “Alguém na platéia invadiu o palco na sexta à noite durante o set de abertura e tentou jogar o alto-falante, começou a dar golpes nas pessoas que tentavam detê-la e empurrou um guarda de segurança. São tempos assustadores. Então, não, eu não acho divertido alguém ser atropelado no palco”.

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”. Na época, a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, escreveu aos membros: “A adesão à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos dentro da comunidade global de cineastas”, informou a Variety.

Ela continuou: “Além de alcançar a excelência no campo das artes e ciências cinematográficas, os membros também devem se comportar de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, inclusão e um ambiente de apoio que promova a criatividade”. “Não há lugar na Academia para pessoas que abusam de seu status, poder ou influência de uma maneira que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade. O Conselho de Governadores acredita que esses padrões são essenciais para a missão da Academia e refletem nossos valores”.

Levando em consideração essas palavras, não só Smith pode ser punido, mas também Rock, já que ele zombou da cabeça raspada de Jada Pinket, que corta seus cabelos dessa maneira por sofrer de alopecia, uma doença autoimune. No caso de Chris, que não tem um Oscar, a punição pode vir em forma de banimento em convites para apresentar cerimônias ou prêmios da Academia.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

2

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

3

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

4

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8

5

Cinema

PROMOÇÃO: ‘Semana do Cinema’ acontece a partir de quinta-feira em João Pessoa, com ingressos a partir de R$ 12