Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Alfredo Soares

Empreendedor, especialista em vendas e marketing.

ver coluna →

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora

Uma mentalidade empreendedora é uma maneira de abordar situações em que você se sente empoderado, motivado e capaz de tomar as coisas em suas próprias mãos.

Por

 EMPREENDER não é algo simples, nem trivial. Empreender requer dedicação, esforço, muita entrega. É muito difícil empreender sem a cabeça preparada, sem o mindset correto para isso. Desenvolver uma mentalidade empreendedora é uma necessidade para que você aguente o tranco que você vai ter que aguentar – mas como fazê-lo? 

Primeiro, uma mentalidade empreendedora independe de você estar empreendendo ou não. É muito possível que você empreenda dentro de uma empresa que não é sua, ou em áreas da sua vida que não são “o mundo do trabalho”. E mais importante ainda é ter a noção de que a empresa toda precisa abraçar esta mentalidade: não basta apenas você tê-la. 

Se você acha que uma mentalidade empreendedora só pode existir em pequenas empresas ou startups, pense novamente. É possível você ter esse espírito empreendedor em qualquer lugar. Uma mentalidade empreendedora abrange questionamentos críticos, inovação, serviço e melhoria contínua. É sobre ver o todo e pensar como um dono, ser ágil, nunca descansar em seus louros, sacudir o manto da complacência e buscar novas oportunidades. Trata-se de tomar posse e orgulho de seu esforço e trabalho.

Uma mentalidade empreendedora é uma maneira de abordar situações em que você se sente empoderado, motivado e capaz de tomar as coisas em suas próprias mãos. Empresas que alimentam uma mentalidade empreendedor dentro de sua organização incentivam seus colaboradores a não só ver problemas, soluções e oportunidades, mas a criar ideias para fazer algo sobre eles proativamente. 

Mas lembre-se: a mentalidade empreendedora também está associada a assumir riscos calculados e, às vezes, falhar. Não puna o erro por tentar. É importante que as pessoas possam realizar testes, tentar e quebrar a cara algumas vezes – é assim que nascem as melhores ideias. 

É importante manter uma mentalidade empreendedora porque o sucesso de qualquer negócio depende disso. Nos últimos vinte anos, todos vimos como a noção de ser “grande demais para falhar” é uma completa loucura, com várias empresas gigantescas sofrendo e quebrando por não se adaptar ao novo tempo. 

Uma das coisas mais arriscadas que uma empresa pode fazer é não correr riscos, já que a complacência simplesmente não é uma opção. A perda desse espírito empreendedor dentro de uma organização muitas vezes resulta em um ambiente de trabalho menos divertido, criativo e apaixonado.

E atenção: assim como a maioria dos elementos da cultura de uma empresa, a mentalidade empreendedora tem que vir de cima e de dentro. Quer você esteja em alta gestão ou não, dar um exemplo para si mesmo e seu departamento sempre pode ajudar a desencadear ideias mais responsivas e inovadoras ao seu redor. Se você não está aberto a novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas, como posso esperar que sua equipe esteja aberta a elas?

Talvez você possa abrir reuniões com uma pergunta instigante; você pode criar um conselho onde os colegas de trabalho podem escrever qualquer consulta que eles possam ter; ou você pode colocar uma questão do mês para deixar todos focados e pensando em um certo aspecto do negócio. Vale tudo, menos ficar parado. 


Imagem: Reprodução/solutiresponde e afiliadosemacao    



Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaques da Coluna

ver coluna →

LIVE COMMERCE: O futuro das vendas virtuais

Empreender no Brasil não é para amadores

A EMPRESA É VOCÊ: O impacto dos influenciadores no mercado

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora