O Brasil é hoje o terceiro país do planeta que mais utiliza as redes sociais. São mais de 150 milhões de habitantes que dedicam, em média, quase 4h de suas vidas diariamente na produção de stories, likes, comentários ou apenas de olho em criadores de conteúdo. Em todo o mundo, quase 54% da população faz parte de alguma rede social, ou seja, mais de 4.2 bilhões de pessoas.
Com esses números não é surpresa nenhuma admitir que as redes sociais são um terrenos fértil para as vendas e para construção de um relacionamento mais próximo com cada cliente. Dessa forma, empresas que adotam essa prática estão utilizando a estratégia de social selling. Mas como utilizar esse método para aumentar meu faturamento? Bom, aqui vai algumas dicas:
TENHA CONSISTÊNCIA
Qual é o sentido em criar um canal que você não vai abastecer? Como você espera competir com grandes players se seu negócio não tem frequência de contato com seu cliente? Segundo um relatório da Kepios, consultoria de marketing global, a cada segundo, 14 pessoas começam a usar uma rede social pela 1ª vez. Como você espera impactar essas pessoas sem estar presente no dia a dia delas de forma consistente? Planeje sua semana de publicações com base na sua solução e faça um calendário de entrega robusto e interessante. Entenda as redes sociais como extensão direta do seu negócio.
ESCOLHA BEM SEUS CANAIS
Só esteja nos canais que façam sentido para o seu negócio e, principalmente, naqueles que possam contar com a sua atenção e dedicação permanentes. Estar em todas as redes sociais possíveis somente porque você “acha” que vai te trazer resultados é um tiro no pé. Uma dica: o Youtube é a rede mais utilizada no Brasil seguida do WhatsApp e Facebook/ Instagram. Para que você tenha uma ideia da força desses canais: Quando somados, Facebook, Instagram e Whatsapp chegam a consumir cerca de 60h mensais dos brasileiros. Estude bem cada um antes de fazer parte e planeje com cuidado a entrega do seu conteúdo.
NÃO VENDA (SOMENTE)
Ninguém gosta de receber informações diárias ou insistentes sobre a compra de uma determinada solução. Utilizar as redes sociais para isso é afastar o seu público e perder a chance de construir algo mais poderoso do que apenas vender alguma coisa. Aqui é o ambiente para fortalecer relações com seu cliente, entender seu comportamento em um cenário menos formal e estabelecer um canal de contato que apresente a essência do seu negócio. Humanize sua marca, mostre os bastidores, tire dúvidas, crie autoridade suficiente para que as pessoas se sintam à vontade em acompanhar suas publicações e ansiosas em ver os próximos passos.
LINGUAGEM E INFLUÊNCIA
As redes sociais, de forma geral, são conhecidas por sua informalidade. Pesquisas indicam que a maior parte dos usuários as utilizam para passar o tempo e se divertir. Isso indica que você precisa adaptar a linguagem da sua empresa para construir laços com os clientes em potencial que você pode obter. Uma empresa tradicional e super séria em seus textos e posicionamentos precisa se adaptar para conquistar a atenção do público ao entrar nas redes sociais.
Outro ponto de atenção é a ascensão dos influenciadores. Em uma pesquisa de 2019, o Ibope mostrou que mais da metade dos brasileiros na internet segue algum influencer em suas redes sociais e já compraram produtos e serviços que foram indicados por eles. Além disso, mais de 30% dos usuários de redes sociais consideram as indicações deles ao escolher lugares para visitar.
Não importa os métodos que você escolher na hora de começar o social selling, o foco precisa ser um só: Relacionamento com seu público. Estude os canais, contrate os especialistas certos e veja o desempenho do seu negócio decolar.
Conhece mais alguma estratégia de social selling? Deixe nos comentários abaixo!