Alfredo Soares

Doce Estratégia: 4 Lições da Nestlé para crescimento dos negócios

Uma das estratégias-chave da Nestlé é a diversificação de produtos e marcas. A empresa opera em uma ampla variedade de categorias, desde alimentos e bebidas até cuidados com a saúde.

A foto mostra um ambiente de negócios, envolvendo empresários.

Atualmente, a Paraíba conta com um total de 373.899 empresas ativas.

A Nestlé é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, e seu sucesso é resultado de estratégias de negócios sólidas e inovação constante. Algumas das suas principais estratégias podem ser adaptadas ao negócio de empresários que buscam aperfeiçoar suas vendas:

1. Diversificação de Produtos e Marcas       

Uma das estratégias-chave da Nestlé é a diversificação de produtos e marcas. A empresa opera em uma ampla variedade de categorias, desde alimentos e bebidas até cuidados com a saúde. Essa diversificação permite que ela atenda a diferentes segmentos de mercado e minimize os riscos associados a mercados específicos. Para você ter uma ideia, a Nestlé tem mais de 2.000 marcas em seu portfólio e produtos vendidos em 186 países.

2. Inovação Sustentável      

A Nestlé é pioneira em inovação sustentável, buscando constantemente maneiras de melhorar seus produtos e processos para atender às demandas dos consumidores por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Ela entende que esse é um tema indispensável para empresas que queiram se aproximar do público ao mesmo tempo em que se comprometem com a sociedade. Por isso, ela investe em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos inovadores que se alinhem com as tendências de mercado. Só em 2020, a Nestlé investiu cerca de CHF 1,7 bilhão (francos suíços) em pesquisa e desenvolvimento.

3. Expansão Global        

A empresa opera em todo o mundo e tem uma presença global significativa. A empresa não apenas adapta seus produtos às preferências locais, mas também se envolve ativamente com as comunidades onde está presente. Isso cria laços fortes com os consumidores e fortalece sua posição no mercado global, gerando aproximadamente 98% de suas vendas fora da Suíça, sua sede.

Empresários que desejam expandir seus negócios precisam compreender os mercados locais e construir relacionamentos sólidos com os consumidores. Cada cenário exige uma abordagem diferenciada.

4. Aquisições Estratégicas          

Recentemente a Nestlé adquiriu a Kopenhagen para fortalecer sua presença no mercado de chocolates e expandir sua oferta de produtos no Brasil. Em uma operação que superou os R$ 4,5 bilhões, a estratégia da Nestlé é se aproximar dos consumidores classe A, que são os mais próximos da Kopenhagen e ter acesso a uma das marcas mais interessantes do setor dentro do país. A compra reflete a capacidade da Nestlé em identificar oportunidades e agir de forma estratégica para fortalecer sua posição no mercado. 

E aí, qual é sua opinião sobre essas dicas?         

COMPARTILHE

Bombando em Alfredo Soares

1

Alfredo Soares

Orquestrando o Sucesso: A arte do ecossistema de vendas integrado

2

Alfredo Soares

SpaceX: Pioneirismo Celestial e Estratégias de Marketing Visionárias

3

Alfredo Soares

NRF 2024: Impulsionando o Futuro do Varejo

4

Alfredo Soares

Como gerenciar um time de marketing e growth

5

Alfredo Soares

O novo papel do RH para o futuro dos negócios