Alfredo Soares

Quais os benefícios de um Programa de Indicação?

Para as empresas, esses programas exigem baixo investimento e são uma forma poderosa de conquistar mais clientes.

Quais os benefícios de um Programa de Indicação?

Além de trazer novas pessoas para seu negócio, um bom programa de indicação auxilia na retenção de consumidores, que interagem com a marca e recebem vantagens pelas indicações. Para as empresas, esses programas exigem baixo investimento e são uma forma poderosa de conquistar mais clientes.

Vou listar para você alguns benefícios que essa estratégia proporciona:

1. Fidelização de clientes        

O Programa de Indicação é uma das melhores ferramentas de fidelização de clientes. Isso porque através dele, os clientes recebem benefícios fixos que acabam trazendo recorrência de vendas para a empresa.

2. Captação de leads        

Uma boa estratégia de indicação também é uma ferramenta eficiente para captação de leads. Isso porque através das indicações, você pode conseguir dados dos indicados para fazer campanhas futuras e aproximar dos seus clientes para fazer pós-venda.

3. Retenção de clientes

O Referral Marketing é uma boa maneira de reter clientes. Isso porque através das recompensas, a venda do seu produto e serviço acabam se tornando recorrentes para sua carteira de clientes.

4. Melhora do relacionamento com o cliente            

Através de um bom Programa de Indicação, você pode se aproximar de forma efetiva com seus clientes e melhorar seu relacionamento, sempre ouvindo o que eles têm a dizer e como você pode melhorar. 

5. Aumento da Satisfação do cliente           

Quem não gosta de receber benefícios, não é mesmo? Uma estratégia de indicação aumenta consideravelmente a satisfação do cliente através das recompensas. 

6. Impulsionamento do Marketing pessoal         

O Marketing pessoal é alavancado de forma rápida e crescente através do Programa de Indicação. Isso porque a mecânica e os passos para sua implantação fortalecem sua marca, fazendo com que seu produto e serviço seja amplamente reconhecido. 

7. Aumento das vendas             

Esse é o principal objetivo, não é mesmo? Uma estratégia bem formatada com a mecânica aplicada de forma correta vai elevar suas vendas pela recorrência, retenção de clientes e pela aquisição de novos, ou seja, indicados por aqueles que já fazem parte da sua carteira.

Como criar um bom Programa de Indicação?                

Rodrigo Noll, um dos meus grandes amigos e CEO da empresa especialista em marketing de indicação, Base Viral, tem um dos melhores métodos para criação de um bom programa. Nesse método, é possível fazer um modelo de estratégia de Marketing de Indicação para absolutamente qualquer tipo de negócio. A primeira providência a ser tomada é elaborar a mecânica do processo. Ou seja, como vai funcionar a estratégia propriamente dita:

  • Quais serão as regras de indicação?
  • Quando o cliente vai ser recompensado pela indicação?
  • Ele vai ser recompensado apenas pela indicação?
  • Ele vai ser recompensado quando o indicado efetuar a compra?

Esse tipo de mecânica precisa ser definida, pois ela muda todo o conceito do Programa de Indicação. A mecânica deve ser escolhida de acordo com seu tipo de venda e o ticket do produto.

No caso do B2B de baixo ticket e taxa alta de recompra, como no caso dos e-commerces, você pode optar por tornar seu Programa de Indicação mais transacional. Experimente dar um pequeno prêmio para cada indicação.

Por outro lado, com B2B de tickets mais altos, você pode optar por deixar o programa mais exclusivo, criando um uma espécie de “clube fechado” somente para clientes e embaixadores da sua marca.

Um outro exemplo de estratégia, é você criar um ranking de clientes indicadores e dar uma recompensa diferente ou até mesmo repetir essa recompensa sempre que o cliente trouxer mais indicações. Um grande exemplo de rankeamento de indicadores é dos games, que dão prêmios maiores conforme o número de indicados trazidos pelo cliente. Portanto, a formatação da mecânica é o primeiro passo para que você consiga fazer da sua estratégia de indicações um verdadeiro sucesso.

COMPARTILHE

Bombando em Alfredo Soares

1

Alfredo Soares

Como empreender no Brasil em 2024?

2

Alfredo Soares

Orquestrando o Sucesso: A arte do ecossistema de vendas integrado

3

Alfredo Soares

SpaceX: Pioneirismo Celestial e Estratégias de Marketing Visionárias

4

Alfredo Soares

NRF 2024: Impulsionando o Futuro do Varejo

5

Alfredo Soares

Como gerenciar um time de marketing e growth